Os rios Marathaoan em Barras e Longá em Esperantina saíram da cota de inundação e agora estão em cota de alerta
Nível da água baixa e rios saem da cota de inundação no Piauí, diz CPRM | Revista AZ
Os rios Marathaoan em Barras e Longá em Esperantina saíram da cota de inundação e agora estão em cota de alerta, e o rio Parnaíba em Luzilândia está em cota de atenção, é o que informa o boletim do Serviço Geológico do Brasil, na manhã desta quinta-feira (13).
"Apesar do processo recessivo em curso nesses rios, solicitamos aos órgãos competentes que permaneçam atentos quanto às ações de remediação a serem adotadas para ajudar as populações ribeirinhas caso os rios voltem a subir", diz boletim.
Em Floriano e Barão de Grajaú/MA, o nível atual do rio Parnaíba é de 3,19 m, em situação de normalidade, sendo prevista redução do nível nas próximas 8 horas para valores em torno de 2,97 m, permanecendo em situação de normalidade.
Em Teresina e Timon/MA, o nível atual do rio Parnaíba é de 3,02 m, sendo previsto que o nível reduza nas próximas 8h e se mantenha em 2,89 m, continuando em situação de normalidade.
Com relação à Luzilândia, a cota atual do rio Parnaíba é de 4,95 m, já em cota de atenção, e há previsão de redução do nível nas próximas 12 horas para valores em torno de 4,88 m, ficando com 12 cm abaixo da cota de alerta.
A cota atual do rio Poti na estação Fazenda Cantinho II, em Teresina, é de 3,38 m e deverá reduzir o nível nas próximas 10 horas para valores em torno de 3,20 m, continuando em situação de normalidade.
Em Barras, já em cota de alerta, o nível do rio Marathaoan nesse momento é de 3,99 m, e deve reduzir o nível nas próximas 8 horas e chegar a valores em torno de 3,95 m, continuando em cota de alerta e ficando 25 cm abaixo da cota de inundação.
Já o rio Longá em Esperantina está com o nível 70 cm abaixo da cota de inundação, e continua em processo recessivo. A cota atual é de 6,70 m, com previsão de redução do nível nas próximas 8 horas, chegando a valores em torno de 6,36 m, entrando em cota de atenção e ficando 4 cm abaixo da cota de alerta.
Fonte: Portal Meio Norte
Nenhum comentário:
Postar um comentário