Foto: IHGGP
No último sábado (29) pela manhã o presidente do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Parnaíba, professor Reginaldo do Nascimento Júnior, encontrou a Capela de Nossa Senhora do Montserrate, na rua Duque de Caxias, com os cadeados arrombados e com imagens religiosas e outros objetos roubados do local.
Entre os objetos roubados, a imagem centenária de Bom Jesus dos Passos, um crucifixo secular, a coroa da imagem de Nossa Senhora do Montserrate quebrada, assim como jarros ornamentais, quadros e outros adornos.
Foto: IHGGP
Não é a primeira vez que o templo é arrombado e tem seus objetos quebrados. Segundo os historiadores, a construção data de 1711 e identifica o início do povoamento da região de Parnaíba.
O Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Parnaíba, com seu acervo e o Museu do Esporte, onde está toda a história do Parnahyba Sport Clube, já foi arrombado e dali levados centenas de objetos de grande valor para a memória da cidade.
Reginaldo Júnior pede que as autoridades policiais, vereadores e a administração municipal, procurem ajudar na preservação e segurança do IHGGP e da capela.
O vice-presidente do IHGGP, escritor José Luiz de Carvalho, propôs para a próxima quarta-feira dia 3 às 15h uma reunião mista, online e presencial, para tratar desse ocorrido. “Vamos buscar soluções, verdadeiras e fortes iniciando uma campanha ampla envolvendo o povo e as autoridades”, disse na manhã desta segunda-feira.
Via Cidadeverde.com
Fonte: IHGGP