03/05/2023

Ex-PM condenado por matar policial na frente do filho é julgado por outro homicídio, no Piauí

Francisco Ribeiro dos Santos é julgado pelo homicídio de Felipe da Silva Araújo, em 2018. Ele já foi condenado a 9 anos de prisão pelo assassinato do cabo da Polícia Militar do Piauí.

Ex-policial militar do Maranhão Francisco Ribeiro dos Santos Filho — Foto: Divulgação/PM

O ex-policial militar do Maranhão Francisco Ribeiro dos Santos, condenado por matar o cabo Samuel Borges na frente do filho, voltou ao Tribunal do Júri nesta terça-feira (2). Desta vez, ele é julgado pelo homicídio de Felipe da Silva Araújo, em 2018, na Zona Leste de Teresina.

Julgamento
A sessão do júri iniciou na manhã desta terça-feira (2) e segue durante a tarde. A primeira testemunha a ser ouvida foi Francisca Maria da Silva, companheira de Felipe da Silva Araújo. Ela informou que, no dia do crime, estava de folga no trabalho, mas não esteve no local onde Felipe foi morto e que soube do homicídio através do pai da vítima.

As próximas testemunhas a comparecerem no julgamento foram os policiais militares que atenderam a ocorrência. Eles disseram que populares relataram à polícia que uma pessoa em uma moto havia efetuado disparos de arma de fogo contra a vítima. A mãe e a irmã de Felipe também foram ouvidas.

Em seguida, o réu Francisco Ribeiro dos Santos foi interrogado. Ele negou ter praticado o crime.

Crimes
No dia 16 de agosto de 2018, Felipe da Silva Araújo, de 30 anos, foi morto com três tiros após ter sido perseguido no bairro Pedra Mole, Zona Leste de Teresina. Segundo o coordenador do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), delegado Francisco Costa, o Barêtta, Francisco nega a autoria desse crime.

Meses depois, no dia 6 de dezembro de 2018, o ex-policial teria matado Pedro Henrique de Sousa Florêncio, de 20 anos e Diego Armando Alves do Nascimento, de 16 anos. Ao DHPP, Francisco Ribeiro disse que matou as vítimas porque elas tentaram roubar sua moto.

O ex-PM teve a prisão pela morte de Felipe decretada ainda quando estava recolhido no presídio militar pelo duplo homicídio cometido em Teresina.

De acordo com o inquérito policial, o PM utilizou a mesma arma do primeiro crime para cometer o duplo homicídio e o assassinato do cabo da Polícia Militar do Piauí, Samuel Borges. A pistola pertence a Polícia Militar do Maranhão.

Condenação
Francisco Ribeiro dos Santos Filho foi condenado a 9 anos de prisão em regime fechado por matar a tiros o cabo Samuel de Sousa Borges, na frente do filho da vítima, em 2019, na cidade de Teresina. A sessão ocorreu em setembro de 2022 pelo Tribunal Popular do Júri.

O Conselho de Sentença condenou o réu por homicídio privilegiado e porte ilegal de arma de fogo de uso permitido.

Fonte: Portal Meio Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES