Pages - Menu

22/06/2023

1ª Vara Criminal de Parnaíba realiza iniciativa voltada à profissionalização de estagiários

As aulas ministradas pelos idealizadores são assistidas pelos oito estagiários que atuam na Vara, que aprendem e observam a aplicação dos assuntos e temas aprendidos.

A 1ª Vara Criminal da Comarca de Parnaíba iniciou a realização do projeto Estudante de Primeira, em abril de 2023, voltado ao ensino e qualificação dos estagiários que atuam na unidade no âmbito técnico e jurídico. O projeto foi idealizado pelos(as) servidores(as) Williane Carvalho Cardoso e Brendo Teófilo Emanuel Rocha Paz e é coordenado pela juíza da 1ª Vara Criminal de Parnaíba, Maria do Perpétuo Socorro Ivani de Vasconcelos.

“O Estudante de Primeira é um projeto idealizado para proporcionar e difundir conhecimentos. O nosso objetivo é fazer com que o conhecimento circule e, com esta troca, proporcionar aprendizados no âmbito jurídico, assim como o desenvolvimento de competências essenciais para o crescimento profissional de toda a unidade judiciária”, explica Williane Carvalho Cardoso, uma das idealizadoras do projeto.

Para Breno Teófilo, a iniciativa foi desenvolvida para melhorar o desempenho dos estagiários, assim como a prestação jurisdicional da unidade: “Dedicamos duas horas em dias em que não ocorre audiência, normalmente às sextas-feiras, para promover uma aula para os estagiários, de um dos conteúdos da grade da matéria Processo Penal. No último encontro, a exemplo, o tema da aula foi encarceramento, em que produzimos slides, fizemos estudos de caso, debates e discussões”, relata o servidor Brendo Teófilo Emanuel Rocha Paz.

“O projeto visa apresentar aos estagiários as matérias que são de competência da Vara ou estão ligadas aos trabalhos desenvolvidos. Logo, estes estudantes e futuros advogados ou servidores do Judiciário estão se profissionalizando desde já, aprendendo todo o repertório teórico de alguns procedimentos e a sua aplicação na prática no dia a dia”, afirma a juíza e coordenadora do projeto, Maria do Perpétuo Socorro Ivani de Vasconcelos.

Fonte: TJ/PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário