Uma cena chocante de abandono e maus-tratos a um animal foi descoberta na noite desta última sexta-feira(02/06), por volta das 22 horas, em um matagal fechado, na Santa Maria da Codipi, zona Norte de Teresina.
Após quase meia hora de busca, uma equipe de voluntários do abrigo São Lazaro conseguiu localizar o animal devido ao alerta de um jovem que passeava com seus cachorros. Os animais perceberam os grunhidos de agonia vindos do matagal e levaram seus donos até o local onde estava a cadela amarrada.
A situação em que o animal se encontrava é deplorável. Ele estava acorrentado, sem qualquer chance de se mover, com a boca amarrada, visivelmente desnutrido, com um tumor repleto de miíases, coberto de sarna e quase sem pelos. Além disso, o animal apresentava inúmeras picadas de formigas, e o estado de saúde completo ainda é desconhecido.
A comunidade clama por justiça e pede a colaboração de todos para identificar o agressor. A denúncia e punição dessa pessoa são essenciais para que casos semelhantes sejam evitados no futuro e para garantir a proteção e o bem-estar dos animais. O abandono de animais é um crime, mas agravado pela requinte de crueldade com que o animal foi tratado, sem qualquer possibilidade de se defender.
A protetora Raissa destacou a importância da concretização dos direitos animais e encoraja a denúncia de casos de maus-tratos como forma de garantir a aplicação da lei. "Parece que quanto mais o tempo passa, mais as pessoas perderam o senso de humanidade, pois a cada dia aumenta o caso de maus-tratos no mundo. Cada vez mais abandonam, cada vez mais impõem os animais a situações deploráveis e isso não pode continuar. A gente precisa que os direitos dos animais sejam concretizados, que sejam cumpridos a cada denúncia feita. Então se você vir uma situação de maus tratos aos animais, não se prive de denunciar. Denuncie para que não virem só estatísticas e sim tenhamos a concretização da lei.", comentou a protetora.
Enquanto aguardam por respostas e medidas legais, os voluntários que resgataram o animal apelam por apoio financeiro para garantir os cuidados médicos e a recuperação do animal. Eles lançaram uma campanha de arrecadação de fundos através do Pix, com a chave Rosineide 034.156.453-20. Além disso, é possível entrar em contato com Raíssa Protetora pelo número 99980-0529 para obter mais informações sobre como ajudar.
A crueldade contra animais é inaceitável e precisa ser combatida de forma veemente. Unamos nossas forças para encontrar e responsabilizar o autor desse ato repugnante, além de promover a conscientização sobre a importância de cuidar e proteger os animais, pois cada vida merece ser tratada com respeito e compaixão.
Fonte: Portal 180