Gustavo Francisco tinha 29 anos e trabalhava como pedreiro. Já Francivânio Mendes, 38 anos, era sapateiro.
Famílias pedem justiça durante velório de amigos assassinados em praia no Litoral do Piauí — Foto: Lívia Ferreira/g1 Piauí
Os velórios dos amigos Francivânio Mendes e Francisco de Asssis Lopes Filho foram marcados por comoção e pedidos de justiça pelas famílias das vítimas. Eles foram assassinados a tiros no fim de semana na Praia de Atalaia, em Luís Correia, Litoral do Piauí.
Francisco de Asssis Lopes Filho tinha 29 anos e trabalhava como pedreiro. O velório dele aconteceu na casa dos pais dele, no Buenos Aires. Já o sapateiro Francivânio Mendes, 38 anos, foi velado na Paróquia São Paulo, bairro Bom Jesus, também na Zona Norte de Teresina. Os dois amigos moravam no bairro Mocambinho.
"Os dois eram trabalhadores, amigos de infância, infelizmente por uma covardia perdemos eles. Nunca foram envolvidos com nenhum crime, não mexiam com ninguém. Estamos só divertindo, era uma viagem que eles faziam todos os anos. Queremos justiça pelo o que aconteceu", disse a prima de Francisco de Assis, Daniele Lima.
Flaviano Araújo e Silva contou sobre a morte do irmão Francivânio em Luís Correia (PI) — Foto: Eric Souza/TV Clube
O irmão de Francivânio, Flaviano Araújo e Silva, contou que por pouco o sobrinho de 17 anos não foi atingido pelos tiros. O adolescente saiu para tomar banho no mar, quando voltou encontrou o pai morto.
"A gente ficou surpresa pelo acontecido, ninguém deu explicação ou sabe o que foi. Meu irmão foi viajar com os amigos, estava com o filho dele, que por pouco não foi atingido porque saiu para tomar banho no mar e quando voltou viu o pai morto", contou.
Além de Francivânio e Gustavo, outras duas pessoas foram baleadas: Isabel Ribeiro e Manoel dos Anjos. Os dois foram levados para o Hospital Dirceu Arcoverde, em Parnaíba. Isabel teria sido atingida de raspão e recebeu alta nesta segunda-feira (25). Manoel continua internado e aguarda cirurgia ortopédica.
Polícia investiga desentendimento
No litoral do Piauí, Companhia de Policiamento Turístico aborda pessoas da orla da praia de Luís Correia para evitar disseminação de coronavírus — Foto: Tiago Mendes/ TV Clube
Segundo o delegado Célio Benício, gerente de policiamento do interior, a Polícia Civil investiga se o crime foi motivado por uma discussão entre as vítimas e os criminosos que aconteceu ainda durante o domingo (25), e não por um motivo anterior. Ainda não se sabe o que teria causado o desentendimento.
Um vídeo compartilhado nas redes sociais mostra Gustavo Francisco de Assis e Francivânio Mendes entre amigos dançando perto de uma mesa. Francivânio usa camiseta, bermuda e um boné vermelhos enquanto Gustavo está sem camisa e usa uma bermuda branca.
Gustavo Francisco de Assis e Francivânio Mendes foram mortos por quatro homens que chegaram ao local em duas motocicletas e atiraram contra eles, por volta das 15h. Segundo a Polícia Militar, não houve discussão antes dos tiros.
Eles faziam parte de um grupo de turistas de Teresina que viajava em excursão para o litoral do estado. A motivação para o crime ainda é desconhecida. Nenhum suspeito foi preso ou identificado. O caso será investigado pela Polícia Civil.
Fonte: Portal G1 PI