Um morador de Parnaíba, a 337 km de Teresina, flagrou filhotes de tartaruga marinha na pista de acesso à praia Pedra do Sal, no litoral do estado do Piauí. O Instituto Tartarugas do Delta fez um alerta sobre essa situação.
Até o final desse mês ocorre a temporada de desova dos animais no litoral do Piauí, e a praia Pedra do Sal é um dos principais pontos de nascimento. O instituto afirmou que a equipe foi acionada no dia 4 de junho sobre filhotes que estavam na pista, na região onde tem bares. Os animais estavam indo em sentido contrário ao mar, e alguns já tinham passado pela estrada.
A bióloga do instituto, Werllane Magalhães, afirmou que a iluminação utilizada no local deve ter atraído os animais. “Existem algumas orientações técnicas que sugerem que sejam usadas luzes da cor âmbar, que seria mais vermelha, evitar luz brancas de forte a intensa. E esse foco luminoso não pode ser voltado ao mar, teria que ser umas lâmpadas e a iluminação com foco voltado para o chão”, explicou.
Ela destacou ainda que as praias podem ser iluminadas, mas que é importante ser da forma correta. “Interessante falar sobre isso, porque as pessoas acham que por ter tartaruga na praia, as praias precisam ficar escuras, e não é isso, pode sim ser iluminada, desde que seja usada a iluminação correta para evitar prejudicar as tartarugas marinhas”, destacou.
Os filhotes foram devidamente resgatados pelo instituto e já foram soltos rumo ao mar. Nesse ano já foram mais de 16 mil filhotes que nasceram no litoral do estado.
Bárbara Rodrigues e Darival Júnior
redacao@cidadeverde.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário