Veja os números:
FOTO: REPRODUÇÃO
A Polícia Civil finalizou os números relativos à Operação Impacto deflagrada na data de hoje (01/06/2023), contabilizando 121 prisões por todo Estado. Foram cumpridos 183 mandados, entre prisões, buscas e apreensões, relacionados a crimes de furtos, roubos, estupros, violência doméstica, tráfico de drogas, homicídios, latrocínios e outros delitos.
"Então agora às 16h, quando nós terminamos de finalizar os números, inclusive tem prisão que já ocorreu agora há pouco mesmo, já depois de meio dia. Então nós finalizamos a operação com 121 presos. Essas prisões ocorreram em Terezina e em mais 30 municípios. Aqui consta 31 municípios, Terezina e mais 30 municípios. Nesse período nós apreendemos 16 armas de fogo e apreendemos 8 veículos. Então um saldo extremamente positivo. 53 mil reais de valores. E frisar aqui, desses 121 presos, importante aqui resaltar, 30% deles são presos que respondem a tráfico de drogas. 24% são por crimes contra a vida, homicídio principalmente e feminicídio. 21% crimes contra o patrimônio. Então você observa aqui, só tráfico, homicídio e crimes contra o patrimônio e 75% dos alvos presos. Aí temos mais 7% por crimes de estupro, 5% por porte ilegal de arma de fogo e 11% por alguns delitos variados. Então é um saldo extremamente positivo", disse o delegado Luccy.
As prisões e apreensões ocorreram na capital e em cidades do norte e sul do Piauí, como Teresina, Piripiri, Esperantina, Floriano, União, São Raimundo Nonato, Água Branca, Picos, Nazária, Valença, Dirceu Arcoverde, José de Freitas, Oeiras, Pedro II, Elesbão Veloso, Parnaíba, Bom Jesus, Castelo do Piauí, Barro Duro, Lagoa do Sítio, Cristiano Castro, Simões, Novo Oriente, Manoel Emídio, Amarante, São Miguel do Tapuio, Paulistana, Piracuruca, Canto do Buriti, Guadalupe e Cocal.
"De norte a sul, tivemos comprimento de mandados, se destaca Piripiri, Esperantina e Floriano, 7, 5 mandados de prisão em cada um. E notadamente, como o nosso delegado geral falou, os delitos de tráfico de drogas e o que a gente reitera, crimes ligados a delitos contra a vida. A gente que no interior, mais uma vez, importante frisar, ressaltar, a redução de 40% no mês de maio, relativo ao mês de maio de 2022, e a gente acredita que com essa quantidade de prisões no interior e a quantidade de ações em tantos municípios no mês de junho, que também é um mês festivo, normalmente acontece situações em que a segurança pública precisa estar em alerta, reforçar, a gente acredita que com essas ações agora, de primeiro, a gente consiga impactar numa redução ainda maior nesse mês de junho. Aproveito aqui a fala do Célio, e Piripiri aqui foi a cidade do interior que mais cumpriu, depois de Teresina. Então foram 7 prisões realizadas em Piripiri, o que demonstra o trabalho que nós fizemos, acho que foi o município que nós cuidamos mais rapidinho, quando nós iniciamos, estava aquela onda de assassinatos.", ressaltou os delegados Celio e Luccy Keiko.
Unidades Distritais, Metropolitanas, Especializadas e do Interior estiveram inseridas na operação. Foram apreendidos 16 (dezesseis) armas de fogo, 08 (oito) veículos, drogas e dinheiro, sendo recuperados 60 mil reais em bens e valores.
FOTO: REPRODUÇÃO
Fonte: Portal 180