A iniciativa da deputada parnaibana é uma oportunidade única, de celebrar, preservar e garantir a continuidade de um dos mais autênticos tesouros culturais da planície litorânea e do Piauí.
Aprovado nesta quinta-feira (17) pela Assembleia Legislativa do Piauí, o Projeto de Lei apresentado pela deputada Gracinha Mão Santa (PLO 165/23), que visa conferir ao festival São João da Parnaíba o status de patrimônio cultural imaterial do Piauí.
O São João da Parnaíba transcende a mera festividade, e tem suas raízes em uma das primeiras atividades comerciais da cidade, o comércio do boi, de onde nasceu a tradição e força da cultura do bumba meu boi na região, paralelo também as quadrilhas juninas.
As danças vibrantes, as vestimentas típicas, os quitutes culinários saborosos e a música que contagia a todos, são elementos que compõem essa festa de dimensões épicas. A cada ano, famílias e comunidades inteiras se reúnem para assistir e também participar da festa que evoluiu e tornou-se referência para todo o estado do Piauí.
A aprovação do Projeto de Lei apresentado pela deputada Gracinha Mão Santa é um ato de preservação da memória e da identidade do povo piauiense.
Além do impacto emocional e social, a decisão de reconhecer o São João da Parnaíba como patrimônio cultural imaterial também será um impulso econômico para a região. O turismo cultural, atrai visitantes interessados em experimentar de perto essa festa única. Gerando empregos diretos e indiretos, incentivando a produção de artesanato e produtos típicos, além de promover a valorização do talento artístico regional.
De acordo com a deputada, a aprovação do projeto foi “Importante para assegurar recursos para a cultura em Parnaíba e toda planície litorânea.” A parlamentar lembrou que essa é a forma como deputados verdadeiramente comprometidos, trabalham para assegurar direitos, conquistas e fomentar recursos para diversas áreas importantes do nosso estado.
“Vencemos mais uma batalha para que nossa cultura seja valorizada, respeitada e incentivada, através de leis que assegurem investimentos!” finalizou Gracinha Mão Santa, autora do Projeto de Lei, que agora será encaminhado ao governador Rafael Fonteles para ser sancionado.
Fonte: Tribuna de Parnaíba