Prefeito de Oeiras, Zé Raimundo, destacou que a redução no repasse pegou todos de surpresa.
Prefeitos se reúnem para discutir redução do FPM -Foto: Reprodução/Instagram
Os prefeitos do Piauí, realizaram na manhã desta quarta-feira (30), um movimento em frente a Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), para protestar contra a redução do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
De acordo com o presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Antoniel de Sousa Silva, Toninho da Caridade, o intuito da manifestação é mostrar que os municípios precisam de socorro, pois dependem da arrecadação do FPM.
Toninho da Caridade - Foto: Lupa1
“O intuito da mobilização é mostrar que precisamos de socorro agora, porque nesse momento que está passando por um período mais crítico. Porque a arrecadação do FPM vem do IPI e do Imposto de renda. Então acreditamos que o governo possa ter essa sensibilidade de ajudar os municípios no momento que eles mais precisam. Porque um Brasil de inclusão passa por um municipalismo forte e atuante”, afirma o presidente da APPM.
O prefeito de Oeiras, Zé Raimundo, destacou que a redução do repasse pegou todos de surpresa e que a falta do FPM desequilibra tudo que envolve a gestão dos municípios.
“Nos pegou de surpresa. Eu estou há mais de 10 anos na gestão pública e é a primeira vez que vejo uma manifestação dessa, de prefeitos fecharem suas prefeituras, em 16 estados. E no Piauí, em todas as prefeituras, os recursos que chegam aos municípios são provenientes do FPM, então a falta dele desequilibra as situações de custeio da máquina, seja pagamento de colaborador, seja pagamento de fornecedor, tudo aquilo que envolve a gestão dos municípios”, pontuou o prefeito.
Fonte: Portal Lupa 1
Nenhum comentário:
Postar um comentário