Uma importante influência urbana e a interdependência dos municípios vizinhos fomentaram a ideação da região metropolitana de Parnaíba, que foi criada em 27 de abril de 2022, composta pelos quatro municípios do litoral do Piauí. São mais de 200 habitantes oficialmente.
A proposta é beneficiar no que há de interesses comuns entre Cajueiro da Praia, Luís Correia, Ilha Grande e Parnaíba nos âmbitos econômicos, sociais e políticos. Nesta segunda-feira (14/08), Parnaíba completou 179 anos, e ser o centro de uma região metropolitana, em consolidação no progresso, faz parte de sua vocação em ser referência. O dado foi confirmado também pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no censo de 2022.
O arquiteto e urbanista Régis Couto defende que não só os municípios do litoral do Piauí; mas também a grande região das cidades do Ceará e Maranhão que têm interdependência com Parnaíba deveriam ser consideradas.
Em uma região metropolitana, geralmente, as cidades populosas são vinculadas a capital do Estado. Contudo, Parnaíba tem o charme de ser a capital do Delta das Américas… E exala o perfume do progresso.
A disponibilidade de serviços numa perspectiva regionalmente, a ampliação do mercado de trabalho e uma infraestrutura maior nos benefícios são alguns dos caracteres que a região metropolitana vai garantir. Parnaíba é esta cidade que movimenta respeito, amor e progresso.
Fonte: Portal Costa Norte