Suspeito disse que prendia os animais de dia para que eles não matassem outros bichos, como galinhas, ovelhas e porcos, e os soltava à noite para que protegessem a propriedade.
Cachorros são resgatados de jaulas sem água e comida em União, no Piauí — Foto: Divulgação/PM-PI
Nove cachorros foram resgatados, na terça-feira (26), em União, a 52 km de Teresina. Segundo o Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA), da Polícia Militar do Piauí, sete dos animais estavam presos em jaulas sem água e comida, situação que configura crime de maus-tratos. Por isso, um homem foi preso em flagrante, suspeito da prática.
A situação aconteceu no povoado Catiringa, zona rural da cidade. Conforme o BPA, houve denúncia sobre a suposta ocorrência de maus-tratos e uma equipe se deslocou ao endereço apontado.
No local, os policiais encontraram cinco cães presos em uma mesma jaula, dois outros presos em jaulas distintas e, ainda, um amarrado com uma corda em uma árvore.
Outro animal estava machucado, com o quadril aparentemente quebrado. O suspeito foi questionado pela polícia sobre o ferimento e afirmou que o cachorro havia sido atropelado por um motociclista.
Com relação aos demais, o homem disse que os prendia de dia para que eles não matassem outros animais, como galinhas, ovelhas e porcos, e os soltava à noite para que protegessem a propriedade.
Isso porque, segundo o suspeito, os demais animais ficaram presos durante esse período. O BPA ressaltou que no local onde os cachorros estavam presos não havia água ou comida.
O suspeito foi conduzido para a Central de Flagrantes de Teresina para os procedimentos cabíveis e os animais foram deixados para o responsável de uma ONG, como depositário fiel.
Fonte: Portal Meio Norte