07/10/2023

MP pede anulação do julgamento de acusado de estuprar e assassinar estudante de jornalismo na UFPI

O réu foi condenado a 18 anos e seis meses de prisão pelos crimes de homicídio, estupro, vilipêndio de cadáver e fraude processual.

Thiago Mayson da Silva Barbos é suspeito de estuprar e matar Janaína da Silva Bezerra — Foto: Reprodução

O Ministério Público do Piauí (MP-PI) ingressou nesta sexta-feira (6), no Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), com o recurso solicitando a anulação da sentença de 18 anos e seis meses de prisão para Thiago Mayson Barbosa, condenado pelo estupro e morte da estudante Janaína Bezerra.

O julgamento ocorreu no dia 29 de setembro, após dois adiamentos. A pena do réu foi considerada inferior às projeções da defesa, família e do Ministério Público. Thiago Mayson foi considerado culpado pelos crimes de homicídio, estupro, vilipêndio de cadáver e fraude processual.

O pedido de anulação se deu devido a uma negativa dos membros do júri. A advogada Florence Rosa explicou que uma confusão em pergunta aos jurados pode ter levado à negativa quanto ao reconhecimento do feminicídio enquanto qualificadora do homicídio, o que poderia aumentar a pena de Thiago.

Devido à desconsideração das qualificadoras, Thiago Mayson foi condenado por homicídio culposo.

Adiamentos
A última suspensão do julgamento aconteceu no dia 1º de setembro, quando Ércio Quaresma, ex-advogado do goleiro Bruno Fernandes, assumiu a defesa de Thiago.

O adiamento aconteceu porque, segundo o advogado, ele havia assumido a defesa poucos dias antes da data marcada para o segundo julgamento. Essa foi a segunda vez em menos de um mês. A situação causou grande revolta em amigos e familiares da vítima.

No dia 17 de agosto, data inicial marcada para a sessão, a Justiça já tinha suspendido o julgamento pela ausência de jurados. Um dos motivos da suspensão do Julgamento, segundo o Tribunal de Justiça, foi um pedido da defesa do acusado para analisar dados recém protocolados pela acusação. O outro motivo foi um erro de encaminhamento da UFPI a servidores que sejam convocados para o júri popular.

Entenda o caso
O estupro e assassinato da estudante de jornalismo, Janaína Bezerra da Silva, de 22 anos, aconteceram em 28 de janeiro de 2023. A jovem foi morta em uma sala de estudos do curso de matemática da Universidade Federal do Piauí (UFPI), durante uma calourada.

Thiago Mayson Barbosa, de 28 anos, era mestrando da instituição, mas foi expulso após o crime. Ele tinha acesso às salas da universidade por ser aluno da pós-graduação. Está preso desde o flagrante, na Cadeia Pública de Altos.

A Justiça converteu a prisão em flagrante para preventiva durante audiência de custódia ocorrida um dia após o crime, no dia 29 de janeiro. Com a prisão do suspeito, o inquérito foi concluído em nove dias, a denúncia foi feita pelo Ministério Público no dia 14 de fevereiro, sendo aceita pela Justiça no dia 17.

O acusado foi citado pela Justiça no dia 24 de fevereiro, tornando-se réu pelos crimes praticados contra Janaína.

Thiago Mayson alegou que viu Janaína na calourada e que a convidou para uma sala do mestrado em Matemática. Segundo ele, a jovem aceitou o convite e os dois mantiveram relação sexual consentida. Confira o depoimento dele e de testemunhas clicando aqui.

Pouco tempo depois, o processo que apurava a morte da estudante universitária foi posto em segredo de justiça.

Fonte: Portal G1 PI
*Estagiária sob a supervisão de Catarina Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES