Marcos Vinicius Ferreira, de 35 anos, foi preso após investigações de um roubo que também é suspeito de ter cometido no Centro de Teresina; prejuízo de mais de R$ 100 mil à vítima.
PM do Maranhão é assassinado a tiros em frente a supermercado na Zona Sul de Teresina — Foto: Pedro Lima/g1 Piauí
Marcos Vinícius Ferreira, de 35 anos, foi preso, na noite de quarta-feira (18), em José de Freitas, a 55 km de Teresina. Ele é suspeito de assassinar a tiros o sargento Francisco Machado de Carvalho Júnior, da Polícia Militar do Maranhão (PM-MA) em frente a uma lanchonete na Avenida Barão de Gurgueia, Zona Sul da capital, em agosto deste ano.
"Esse indivíduo que foi preso foi o que efetuou os disparos contra a vítima, resultando na morte dela. Ele estava usando nome falso quando foi preso em José de Freitas", informou o delegado Francisco Costa, o Barêtta, coordenador do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP).
O homem também é investigado pelo 1º Distrito Policial (DP) por conta do assalto de R$ 100 mil a um armazém no Centro da capital. Por conta disso, havia dois mandados de prisão preventiva em aberto contra ele, pelo homicídio e pelo roubo.
"Ele estava sendo monitorado por conta desse roubo, que aconteceu na mesma época da morte do PM, e quando ele foi preso foi verificado que havia esse mandado de prisão temporária por homicídio", afirmou o delegado Sérgio Alencar, titular do 1º DP de Teresina.
Um vídeo de câmera de segurança registrou o exato momento em que o sargento foi assassinado. O crime aconteceu no dia 25 de agosto, à tarde, em frente a uma lanchonete na Avenida Barão de Gurgueia, Zona Sul de Teresina.
O militar foi morto quando tinha acabado de entrar na caminhonete que dirigia. Com ele, havia dois homens. Um deles conseguiu fugir antes de entrar no veículo, ao ouvir os disparos. O outro, que estava ao lado do sargento no veículo, não ficou ferido.
O criminoso chegou, conforme as imagens, sozinho, e já com a arma apontada para o policial. Ele se aproximou pela lateral do carro, ao lado do sargento, e disparou várias vezes.
A polícia informou que foram ouvidos pelo menos seis disparos pelas testemunhas. A vítima morreu na hora e o assassino fugiu em seguida.
A fuga foi registrada por outra câmera de segurança (vídeo abaixo). Nas imagens ao fundo, o atirador aparece correndo e entrando em um carro. O veículo utilizado na fuga foi encontrado batido no Centro da cidade.
O policial morreu no local. O sargento Carvalho Júnior era lotado na Ronda Policial do 11º Batalhão da Polícia Militar de Timon, no Maranhão, que divulgou nota de pesar pela morte, assim como a Polícia Militar do Maranhão.
O Hospital de Urgência de Teresina também publicou nota, já que o militar já tinha exercido a função de técnico de enfermagem na unidade de saúde.
HUT divulga nota de pesar pela morte de policial assassinado em Teresina — Foto: Divulgação
PMMA divulga nota de pesar pela morte de policial assassinado em Teresina — Foto: Divulgação
11º Batalhão divulga nota de pesar pela morte de policial assassinado em Teresina — Foto: Divulgação
Fonte: Portal G1 PI