A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira, 23/11, a Operação Harpia, uma ação nacional que visa combater o abuso sexual infantil, especialmente aqueles perpetrados online. A Coordenação de Repressão a Crimes Cibernéticos Relacionados ao Abuso Sexual Infantojuvenil (CCASI), pertencente à Diretoria de Combate a Crimes Cibernéticos da Polícia Federal, está à frente da operação.
A ação busca não apenas a prisão de ofensores sexuais de crianças, mas também o resgate de vítimas, buscando gerar um impacto social significativo e chamar a atenção para a gravidade desse tipo de delito.
No Piauí, a Operação Harpia cumpriu dois mandados de busca e apreensão, um em Teresina e outro na cidade de São Pedro. Durante as buscas, celulares e aparelhos eletrônicos foram apreendidos. Um dos investigados, ao perceber a ação policial, tentou destruir seu telefone celular, mas foi impedido pelas autoridades.
A investigação teve início na Diretoria de Combate a Crimes Cibernéticos da Polícia Federal, que analisou notícias de crimes relacionadas ao abuso sexual infantojuvenil online. Os relatórios de análise resultantes possibilitaram que as unidades regionais da PF conduzissem as investigações, culminando na operação realizada simultaneamente em 24 estados e no Distrito Federal.
Em tese, os investigados responderão pelos crimes de armazenamento e compartilhamento de material de abuso sexual infantil. A Operação Harpia, cujo nome faz referência a uma ave de rapina com olhos atentos e habilidades de caça, reforça o compromisso da Polícia Federal em combater crimes cibernéticos que atentam contra os direitos das crianças.
Da redação do Portal PHB em Nota
Com informações da Polícia Federal no Piauí
Nenhum comentário:
Postar um comentário