A Secretaria de Saúde de Parnaíba reforça a importância do diagnóstico precoce e do autocuidado, o que inclui a adoção de hábitos saudáveis. Para o triênio 2023-2025, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima o surgimento de 71,7 mil novos casos da doença por ano. Entre os principais fatores de risco estão a idade – incidência e mortalidade aumentam significativamente após os 60 anos -, casos na família, tabagismo, obesidade, etilismo e sedentarismo.
Em Parnaíba durante todo o mês de novembro a Coordenação da Saúde do Homem e todos os dispositivos de saúde estarão promovendo ações voltadas a Saúde do Homem. A campanha Novembro Azul, anualmente, chama a atenção para o tema. É fundamental que os homens busquem pelos equipamentos da Atenção Básica para as ações de autocuidado, ou seja, para as consultas e exames preventivos e, também, para as atividades que tem como foco a adoção de medidas simples, como a alimentação saudável e a prática de atividades físicas.
É fundamental que os homens busquem os serviços de saúde para atendimento anual.
Seguindo as orientações do Ministério da Saúde, a indicação de rastreio do câncer de próstata ocorre a partir dos 50 anos. Em afrodescendentes ou com história de neoplasia de próstata na família, essa avaliação é iniciada aos 45 anos.
A rede municipal de saúde também conta fluxos bem estabelecidos para o acompanhamento sendo diagnosticado esse ou outros tipos de cânceres, incluindo os cuidados psicossociais.
Eventos:
Ao longo do mês, os equipamentos de saúde realizam atividades especiais para marcar o Novembro Azul. A programação pode ser conferida em cada na unidade.
SupCom - PMP