Após a manifestação dos alunos do curso de Medicina da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) durante a visita de ministros e políticos à universidade, a Administração emitiu uma nota de esclarecimento para abordar as reivindicações dos estudantes. Veja a seguir:
Fotos: Tribuna de Parnaíba
Nota de Esclarecimento sobre o Internato de Medicina
A Administração Superior da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) reconhece a legitimidade das reivindicações dos alunos do Curso de Medicina, que buscam garantir o cumprimento das diretrizes da Política Nacional de Saúde e da Lei Estadual nº 7.026/2017. Essas normativas afirmam a importância dos dispositivos do Sistema Único de Saúde (SUS) como espaços de ensino, pesquisa, extensão e inovação em saúde, bem como a prioridade dada às Instituições de Ensino Superior públicas nos processos formativos em saúde no Estado do Piauí.
O cumprimento da legislação vigente é crucial para estruturar os estágios profissionais, incluindo o Internato do Curso de Medicina da UFDPar, em consonância com a rede de saúde de Parnaíba.
A reivindicação dos estudantes se alinha aos esforços da atual gestão da UFDPar, que desde janeiro deste ano tem trabalhado para garantir o internato, ampliar os cenários de prática, formalizar pactuações necessárias e, assim, estruturar e acompanhar os processos formativos em curso.
Diálogos permanentes têm sido estabelecidos com a direção do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde-HEDA (único campo de estágio da UFDPar na rede de atenção a alta complexidade), a Secretaria de Estado de Saúde do Piauí (SESAPI), a Santa Casa de Misericórdia e o Hospital Maternidade Marques Basto (ambos hospitais filantrópicos subsidiados pelo SUS), bem como com outros gestores e dispositivos de saúde da Planície Litorânea.
Esta construção dialógica envolve a administração superior da UFDPar, SESAPI, Coordenação do Curso de Medicina e Comissão de Internato, representação estudantil, trabalhadores da saúde dos municípios e do Estado, além do Ministério da Educação (MEC). Hoje (16/11/2023), ao meio-dia, uma reunião ocorre em Teresina para tratar da pactuação dos campos de estágio, vagas para o internato, formalização de convênios, entre outras pautas relevantes. Participam dessa reunião o Reitor da UFDPar, a SESAPI, a Coordenação do HEDA, a Coordenação do Curso de Medicina e um representante do Centro Acadêmico.
Finalmente, reafirmamos nosso compromisso com a formação de excelência e com o fortalecimento da Universidade Pública.
Administração Superior da Universidade Federal do Delta do Parnaíba