Esquema de fraudes envolvendo cartões de crédito chegaram a causar um prejuízo de R$ 180 mil.
Operação "E-fraude" prende quatro pessoas em Teresina - Foto: Divulgação: PC-PI
A Polícia Civil do Piauí, por meio da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI), deflagrou, nesta terça-feira (12), a “Operação E-Fraude”, com o cumprimento de quatro mandados de prisão e quatro de busca e apreensão em Teresina.
A ação teve o objetivo de reprimir fraudes eletrônicas com cartão de crédito que causaram prejuízos de quase R$ 180.000,00.
De acordo com a polícia, três pessoas foram presas no bairro Mocambinho, zona Norte de Teresina e uma no bairro Gurupi, zona Sudeste.
As identidades dos investigados não foram reveladas, mas segundo a polícia os presos são um casal de professores que trabalhavam em uma escola particular de Teresina e dois empresários.
Operação contra fraude eletrônica é deflagrada no Piauí- Foto: Divulgação/PC-PI
Segundo a investigação, os acusados obtiveram vantagem ilícita ao fraudar a contestação das transações de pagamento em estabelecimentos comerciais.
A ação faz parte de uma mobilização do Ministério da Justiça e Segurança Pública, por intermédio do Laboratório de Operações Cibernéticas (CIBERLAB (DIOPI/SENASP), para repressão ao crime de Estelionato Eletrônico.
Durante as investigações, foi apurado indícios de crimes de Estelionato Qualificado (Fraude Eletrônica - art. 171, §2º-A) e Associação Criminosa (art. 288), com penas de reclusão que podem chegar a 11 anos de prisão.
OPERAÇÃO E-Fraude
O termo faz referência à repressão de fraudes eletrônicas praticadas com a utilização de informações fornecidas pela vítima ou por terceiro induzido a erro por meio de redes sociais, contatos telefônicos ou envio de correio eletrônico fraudulento, ou por qualquer outro meio fraudulento análogo.
Fonte: Portal Lupa1