Pages - Menu

07/12/2023

Slam Biqueira Literária retorna com poesia e resistência na Biblioteca Trem Maria Dilma Ponte de Brito


No último dia 29 de novembro, a Biblioteca Trem Maria Dilma Ponte de Brito, localizada na Praça Mandu Ladino, em Parnaíba, foi palco do retorno do Slam Biqueira Literária, uma ação integrante do Projeto Trilhas Literárias. O evento, marcado por sua história na unidade Sesc Caixeiral, traz consigo a proposta de promover a fusão entre poesia, ritmo e rima por meio de uma batalha de poesia falada.

O Slam Biqueira Literária é reconhecido como um importante marco na história cultural local, reunindo grupos e promovendo a diversidade de vozes, estilos de poesia, perspectivas e experiências de vida. Mais do que um evento, o Slam é uma contribuição direta para o resgate da oralidade, performance e democratização da literatura, aproximando a arte da comunidade.

O mestre de cerimônia deste retorno foi Alyssom Pangulim, um talentoso Slammer, B-boy e grafiteiro parnaibano. A programação contou com a parceria da “batalha do indefinido”, que conduziu batalhas de rimas, além da apresentação musical do grupo de Rap parnaibano “Real Banca”. Os integrantes Gabi Sena, Lalo Cura, Ganjatreze, VT MC, DJ Goku e Ivi Trast animaram os intervalos das batalhas com sua musicalidade singular

Incentivo artístico e Consciência Negra

O Slam Biqueira Literária retornou em um momento simbólico, durante o mês da consciência negra. Este contexto ressalta a importância das discussões sobre o combate ao racismo e à desigualdade social no país. O Slam, como espaço de manifestação artística e social, proporcionou aos slammers a oportunidade de expressar manifestos poéticos sobre o racismo e as diversas formas de opressão.

Os vencedores do primeiro e segundo lugar, Aléson Aguiar Pereira e Yany Marques Carneiro, estão agora previstos para participar de ações do Projeto Trilhas Literárias em 2024, um reconhecimento que visa incentivar ainda mais o talento artístico local.

O Slam Biqueira Literária não é apenas uma competição de poesia, mas sim um movimento que transcende as palavras, proporcionando reflexão e celebração da diversidade artística e cultural da comunidade.

 Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário