17/01/2024

Jovem deixa de ir à praia com amigos para estudar e conquista nota máxima em matemática no Enem 2023: 'valeu a pena'

Luiz abraçou essa rotina forte de estudos em 2023, o seu terceiro Enem, para conseguir uma vaga em medicina na Universidade Federal do Delta do Parnaíba, litoral do Piauí, na cidade onde nasceu e mora.

Luiz Henrique Ferreira Lima, de 19 anos, de Parnaíba (PI), tirou 958,6 em Matemática e suas tecnologias — Foto: Acervo pessoal

O jovem Luiz Henrique Ferreira Lima, de 19 anos, conquistou a nota máxima em Matemática e Suas Tecnologias no Enem 2023, 958,6 pontos. Mas, para conseguir, ele teve de fazer grandes sacrifícios como, por exemplo, deixar de ir à praia com os amigos

"Eu passava os dias inteiros no cursinho, tipo 12 horas por dia, contando o tempo de descanso, banho, almoço... Na semana e no final de semana. Nos domingos, meus amigos estavam na praia e eu estudando. Foi um sacrifício que fiz, e que valeu a pena", comentou o rapaz.

Luiz abraçou essa rotina forte de estudos em 2023, o seu terceiro Enem, e passou seus dias no Centro Educacional Contexto, que lhe concedeu uma bolsa de estudos. O objetivo dele é uma vaga em medicina na Universidade Federal do Delta do Parnaíba, na cidade onde nasceu e mora.

Mas se engana quem pensa que ele forçou a barra e exagerou no tempo de estudos. A rotina contava ainda com pausas para descanso.

"Tirei um tempo de descanso em julho, de 15 dias, para minha saúde mental mesmo. A gente tem que entender nosso limite. É claro que a gente quer ir até o máximo, mas não pode causar um stress que atrapalhe a prova", avaliou.

Luiz contou ainda que focou nos estudos de matemática e redação por serem as notas de maior peso. "Pensei que se garantisse notas boas nessa, elas poderiam puxar meu resultado para cima. Fiquei satisfeito", disse.

Seis nota 1000 em redação

Piauí tem 6 redações nota mil no Enem 2023 — Foto: Reprodução

O Piauí teve seis notas mil, a pontuação máxima, na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2023. O resultado foi divulgado nesta terça-feira (16) pelo Ministério da Educação, em coletiva de imprensa. 

O Piauí, ao lado do Rio Grande do Norte e do Rio Grande do Sul, teve o segundo melhor resultado, com seis notas 1000. À frente, ficaram São Paulo e Rio de Janeiro, cada um com sete redações com a maior pontuação possível.

Ao todo, foram 60 notas máximas no país. Em 2022, o número total de redações que haviam tirado a pontuação máxima foi de 18.

Fonte: G1 PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES