Na tarde desta terça-feira, 30 de janeiro de 2024, a Polícia Civil do Estado do Piauí, por meio da 2ª Seccional de Parnaíba, em colaboração com o NUINT-PHB, Comissão Sub. de Proteção e Defesa dos Animais, e CRMV-PI, conduziu uma operação de busca e apreensão em uma clínica veterinária localizada em Parnaíba.
A ação teve como alvo a coleta de documentos e informações da clínica veterinária para dar continuidade a uma investigação em andamento. Segundo informações obtidas, a clínica em questão teria despejado irregularmente animais mortos em um contêiner de lixo na rodoviária de Parnaíba.
Com o avanço das investigações, a 2ª Seccional de Parnaíba solicitou não apenas o mandado de busca e apreensão, mas também a suspensão das atividades comerciais da clínica, até que se regularize em conformidade com as normas ambientais, de saúde pública e de relações com o consumidor.
Durante a operação, foram encontrados remédios vencidos, o que agravou ainda mais a situação. Como resposta, a justiça do Piauí determinou a interdição por tempo indeterminado da clínica veterinária. O cumprimento desta decisão ocorreu na presença de representantes do CRMV e da OAB-Subseção Parnaíba.
Este desdobramento reflete o compromisso das autoridades em garantir o cumprimento das leis e normas que regem o exercício da medicina veterinária, bem como a proteção adequada dos animais e o respeito ao meio ambiente. A sociedade espera que casos como este sejam tratados com rigor, visando o bem-estar dos animais e o respeito às normativas vigentes.
As investigações seguirão para esclarecer completamente os eventos relacionados à Clínica Popular.
Com informações da Policia Civil