Foto: Reprodução/PRF-PI
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) divulgou, na manhã desta terça-feira (02), o balanço da Operação Ano Novo 2024 nas rodovias federais no Piauí. Segundo o inspetor Leandro Caldas, foram registrados 15 acidentes, e dois óbitos, representando um aumento em relação ao mesmo período do ano passado, onde não houve acidentes graves, nem mortes. A PRF prendeu seis condutores por dirigir sob efeito de álcool e realizou a apreensão de 90 veículos, que apresentaram irregularidades.
A operação registrou um aumento de 27,95% no numero de autuações, em comparação com a operação realizada no ano passado. Durante os quatro dias foram registradas 1.204 autuações, sendo 108 delas relacionadas a ultrapassagens (24,14%) e 51 por infrações relacionadas à alcoolemia (4,08%).
“A Operação Ano Novo da PRF se iniciou na sexta-feira (29) e terminou no dia 1º, às 23h59, e ela teve como característica um aumento no número de mortes em relação ao mesmo período do ano passado. Como sempre, na volta para casa, os condutores tendem a relaxar mais a condução do veículo e, infelizmente, já foram registrados dois acidentes com óbito. Um foi o atropelamento de uma idosa que aconteceu em Francisco Santos, no Piauí, uma mulher de 84 anos, e o outro foi em Piripiri, em uma colisão frontal entre dois veículos, sendo que a vitimada foi a que estava conduzindo a motocicleta”, destacou o inspetor.
Ainda segundo Leandro Caldas, os acidentes foram causados pela imprudência dos motoristas. O inspetor pontuou também que o fluxo maior de trânsito foi registrado em direção ao litoral do Piauí e Ceará.
“Nos primeiros dias, a gente viu um fluxo mais intenso do pessoal viajando, principalmente na BR-343, no sentido litoral piauiense e também no sentido litoral cearense. Foi um fluxo bastante intenso, porém não houve muitos registros de acidentes graves durante a ida”, ressaltou.
Já para as próximas operações de fim de ano, a PRF ressaltou que irá reforçar as ações de conscientização sobre os cuidados no trânsito, principalmente durante o retorno para casa.
“Durante essa operação, a gente intensificou a fiscalização principalmente nesses pontos onde a gente registra maior taxa de acidentes. Antes da operação Ano Novo, teve um trabalho preventivo de retirada de animais, principalmente na BR-343. Então, a gente tem percebido que sempre nas operações, durante o retorno para casa, é onde vem acontecendo os acidentes. Então, a PRF já vai se planejar este ano para fazer ações educativas para conscientizar os condutores, principalmente na volta para casa. Ter uma atenção redobrada", finalizou.
Fonte: Cidadeverde.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário