FOTO: REPRODUÇÃO
A Polícia Civil do Piauí (PC-PI) anunciou nesta quinta-feira (25/04) os desfechos da operação Cerco Fechado, que transcorreu ao longo de uma semana por todo o estado. De acordo com o delegado geral Lucy Keiko, até o momento, 99 indivíduos foram detidos, incluindo perpetradores de crimes violentos e de grande repercussão na região.
Além disso, durante a operação, foram confiscadas armas de fogo, bens no valor de R$ 203 mil, veículos e drogas.
"Registramos 99 prisões, a maioria por crimes violentos como roubo e homicídio. Conseguimos retirar das ruas um número significativo de armas de fogo, totalizando 7. Também confiscamos veículos e uma quantidade considerável de drogas. Estamos observando uma redução na criminalidade neste mês de abril", afirmou o delegado Lucy Keiko.
O delegado geral explicou ainda que o propósito dessas ações é reduzir os índices de criminalidade e remover de circulação criminosos de alto risco. Segundo ele, após a implementação de diversas iniciativas semelhantes, o número de assassinatos de mulheres diminuiu em 58%.
"O objetivo dessas operações é manter a tendência de redução da criminalidade. No primeiro trimestre, registramos uma queda de 23% nos homicídios. No caso dos assassinatos de mulheres, essa queda chega a 58%, e 40% na redução de roubos. Nosso foco é a redução e repressão da criminalidade violenta. Os resultados são bastante promissores", explicou.
A operação, que teve início em 18 de abril, continuará até as 16h desta quinta-feira, o que pode resultar em um aumento nos números de prisões e apreensões. Segundo o delegado de Operações de Inteligência, Tales Gomes, a grande maioria das delegacias de Teresina e do interior participou da ação.
"Durante esta última semana, desde o dia 18, foram cumpridos mandados de prisão e busca, totalizando até agora 100 mandados de busca cumpridos e 77 mandados de prisão. São números consideráveis em apenas uma semana. Praticamente todas as delegacias de Teresina e as principais seccionais do interior participaram. Continuaremos atualizando os números até as 16 horas", concluiu.
Durante a operação, que tinha como alvo 133 pessoas em 28 cidades, foram confiscados 79 celulares, 7 armas de fogo, 10 veículos e bens no valor de R$ 203 mil.
Fonte: Portal 180