Em uma celebração especial ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo, realizada nesta terça-feira 02 de Abril, no CRAS Luiz Batista de Moraes, a Prefeitura de Bom Princípio do Piauí realizou através da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), a entrega do primeiro lote das Carteiras de Identificação das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA).
As Carteiras foram entregues pela secretária municipal de Assistência Social, Rivany Carvalho, que ressaltou a importância do evento: “Quando entregamos a Carteira de Identificação das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista, garantimos que todas as pessoas que a recebam tenham sua carteira efetivamente reconhecida em todo território nacional e possam ter prioridade no atendimento em todos os setores, sejam eles públicos ou privados. É um momento muito importante e histórico para que possamos ampliar o acesso aos direitos dessas pessoas”, enfatizou.
A iniciativa tem como objetivo não apenas reduzir o estigma associado às pessoas com TEA, mas também assegurar que elas recebam o apoio e tratamento adequados. O evento contou ainda com a presença da Supervisora do Programa Criança Feliz, Jacqueline Candeira e de funcionários do CRAS Luiz Batista de Moraes.
Com base na Lei Federal 13.977/2020, a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista é mais uma ferramenta de inclusão social. Além da carteira, a família recebeu orientações repassadas pela Assistente Social, Naiane Monteiro, sobre como saber se uma pessoa tem autismo, alguns sinais e como ajudar.
Estamos avançando na questão da inclusão no nosso município, queremos com a carteira garantir que tanto as crianças quanto os pais, possam efetivamente ter seus direitos garantidos. Sabemos a importância desse documento para cada pai e mãe que tem filho com TEA, e continuaremos nessa ação conjunta da nossa Secretaria de Assistência Social em conjunto com a Secretaria de Educação e a Secretaria de Saúde, com o total apoio da prefeitura municipal em prol da inclusão social”, finalizou a Secretária Rivany Carvalho.
Os interessados podem solicitar presencialmente no CRAS, de segunda à sexta-feira de 08h às 12 horas.
Fonte: SECOM - PMBPP