Pages - Menu

06/05/2024

Parnaíba recebe o Pint of Science Brasil: evento que reuni pesquisadores e sociedade para brindar a ciência


Parnaíba será uma das 179 cidades brasileiras que irá receber o evento Pint of Science, durante os dias 13, 14 e 15 de maio. O Brasil é o país que terá o maior número de cidades participando do festival mundial de divulgação científica. Pesquisadores, estudantes e toda a sociedade se reunirão para brindar a ciência, com uma programação que envolve saúde, tecnologia, educação, agronegócio e energias renováveis. “Falar sobre ciência não é apenas uma escolha, mas uma necessidade para enfrentar desafios presentes e futuros”, diz o coordenador nacional do evento, Luiz Almeida.

Aproximar a ciência da sociedade de forma descontraída e acessível é o principal objetivo do festival, que busca estabelecer um diálogo aberto e informal entre os cientistas e o público, proporcionando uma experiência única e divertida. “Precisamos cada vez mais conectar a ciência desenvolvida dentro de laboratórios das universidades com a sociedade. Essa troca amplia o conhecimento da população acerca da ciência, assim como conectar os pesquisadores com as necessidades reais”, destaca o prof. Dr. Rodrigo Baluz, coordenador do evento em Parnaíba.


O evento acontecerá sempre das 19 às 22 horas, na Oli Hop Cervejaria, que fica situada na Av. Nossa Senhora de Fátima, 868. O acesso é livre a toda a sociedade, sem a necessidade de inscrição prévia. Em cada noite, por meio das palestras e painéis, os participantes poderão conhecer pesquisas que vem sendo realizadas pela UFDPar, UESPI e IFPI, que estão a serviço de toda a população, de forma direta ou indireta. A expectativa é que possamos ter um público de até 200 pessoas, nos três dias de evento, destaca Baluz.

Pint of Science

Da Inglaterra para o mundo – Em 2012, Michael Motskin e Praveen Paul, na época pesquisadores do Imperial College London, organizaram um evento chamado Encontro com pesquisadores, trazendo aos laboratórios pessoas acometidas por Alzheimer, Parkinson, doenças neuromusculares e esclerose múltipla para mostrar o tipo de pesquisa que estavam realizando. A experiência foi tão inspiradora que os dois cientistas pensaram: por que os pesquisadores não podem sair de seus laboratórios para encontrar as pessoas? Foi assim que nasceu o Pint of Science, com a primeira edição acontecendo na Inglaterra em maio de 2013.

No Brasil, a história começa em 2015, quando o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos realizou a iniciativa pela primeira vez em uma cidade da América do Sul. De lá para cá, o festival foi ampliando seu impacto e expandindo-se pelo país, até que veio a pandemia de Covid-19, o que obrigou a adaptação do modelo para versões online em 2020, 2021 e 2022.

AsCom

Nenhum comentário:

Postar um comentário