Carro utilizado pelo grupo em assaltos na Zona Norte de Teresina — Foto: Lívia Ferreira/g1 Piauí
Rodrigo Gomes da Silva Franco, de 28 anos, foi executado a tiros na noite de segunda-feira (1º), em uma rua do bairro Parque Brasil. Horas depois, um dos suspeitos de participação no homicídio morreu após ser baleado em confronto com a Polícia. Os suspeitos foram presos após irem em velório.
O homem chamado Rodrigo Gomes da Silva Franco, de 28 anos, assassinado a tiros na noite de segunda-feira (1º), no bairro Parque Brasil II, Zona Norte de Teresina, foi morto por vingança, conforme a polícia. Segundo depoimento do adolescente suspeito de efetuar os disparos, Rodrigo teria assaltado a mãe dele. O suspeito do assalto foi perseguida pelos criminosos a pé e morto com vários tiros.
No dia seguinte, terça-feira (2), foi morto em confronto com a polícia um dos suspeitos de participação no homicídio, Antônio Cawa dos Santos Carvalho. Segundo o Batalhão de Policiamento do Interior (Bepi), Antônio estaria cometendo assaltos horas antes do crime.
Um vídeo (abaixo) mostra um dos assaltos em que um carro de cor prata, onde Antônio e outros homens estariam, aborda e assalta pessoas em uma moto.
Um vídeo (abaixo) mostra um dos assaltos em que um carro de cor prata, onde Antônio e outros homens estariam.
O delegado Danúbio Dias, do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), afirmou que o carro foi localizado e apreendido.
"Esse veículo foi roubado na madrugada de segunda e foi utilizado por esse grupo criminoso para cometer vários roubos na região da Santa Maria. Temos inclusive vídeos do veículo sendo utilizado para roubos, comprovando que o veículo foi roubado na madrugada e durante o dia eles utilizaram o veículo para roubos”, disse.
O delegado falou ainda que o grupo encontrou Rodrigo Gomes aleatoriamente e que a vítima foi morta por uma vingança.
“As imagens mostram o carro virando a esquina. Nesse momento eles tentam colocar a vítima dentro do carro, a vítima sai correndo e dois adolescentes, que foram um dos apreendidos ontem, sai atirando na vítima. Um deles, após a vítima cair, deu três disparos na cabeça da vítima. O que atirou na cabeça, confessou que matou porque ele tinha assaltado a mãe dele há um tempo atrás. E ele decidiu fazer uma vingança”, declarou Danúbio.
De acordo com o tenente-coronel Alves, comandante do Bepi, Rodrigo seria rival dos criminosos armados que o executaram. Além do homicídio, eles fizeram vários assaltos durante o dia, com o auxílio do carro prata.
"Realizamos um reforço policial na área e, na madrugada desta terça-feira (2), nos deparamos com os criminosos. Eles reagiram com disparos contra os policiais e estes revidaram a injusta agressão, ocasião em que um criminoso foi alvejado", informou o tenente-coronel ao g1.
Antônio Cawa foi socorrido e encaminhado ao Hospital de Urgência de Teresina (HUT), mas não resistiu e morreu. A Polícia apreendeu a arma que o suspeito de homicídio utilizava. Ele tinha uma passagem anterior pelos crimes de roubo majorado e corrupção de menores.
Na quarta-feira (3), dois adolescentes de 17 anos foram apreendidos após participarem do velório de Cawa. Antônio Cawa é primo de um deles e, de acordo com o delegado do DHPP, eles teriam saído do velório do Cawa, escondido o carro e em seguida foram abordados pelos policiais. O homem que dirigia o carro ainda está foragido.
Fonte: G1 PI
*Estagiária sob supervisão de Maria Romero.