O Ministério da Saúde ampliou o público-alvo da vacina contra o HPV (papilomavírus humano), incluindo agora pessoas de 15 a 45 anos que utilizam profilaxia pré-exposição ao HIV (PrEP). Esta medida, visa reforçar a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTS) e cânceres causados pelo HPV. Em Parnaíba, já é possível encontrar a ficha de cadastro para receber a vacina no Centro De Testagem e Aconselhamento (CTA).
A ampliação do público-alvo é uma resposta às necessidades de prevenção de grupos vulneráveis. O HPV é uma doença sexualmente transmissível associada a verrugas genitais e ao desenvolvimento de diversos tipos de câncer, incluindo colo do útero, vulva, pênis, ânus e orofaringe.
O que é PrEP?
A PrEP é uma estratégia de prevenção ao HIV que consiste na utilização diária de medicamentos antirretrovirais por pessoas que não possuem o vírus, mas estão em alto risco de exposição. Estudos demonstram que a PrEP pode reduzir significativamente o risco de infecção pelo HIV, proporcionando uma camada adicional de proteção, especialmente para homens que fazem sexo com homens, mulheres trans e travestis.
A psicóloga do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Parnaíba ressaltou a importância do trabalho realizado no local, destacando que todas as ações são conduzidas com máxima discrição e respeito à privacidade dos indivíduos.
“Nesse atendimento é explicado que a gente faz a entrega da PEP, que é a Profilaxia Pós-exposição, que antes de 72 horas a pessoa pode estar tendo acesso a esta medicação para garantir que se ela teve conta com o HIV, ela não vai contrair, e a entrega da PREP, que é uma pré-exposição, muita gente prefere uso da PREP diariamente para se expor e não ter o HIV. Mas a gente sempre explica que a PREP não previne de outras infecções, por isso é importante a vacina”, explicou Tamires Amaral.
A busca por atendimento no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) é fundamental para que cada pessoa receba o tratamento adequado ao seu caso específico. O local está equipado para oferecer uma gama completa de serviços, desde a testagem e diagnóstico até o acompanhamento contínuo, garantindo que todos tenham acesso aos cuidados necessários.
Fonte: Portal Costa Norte
Nenhum comentário:
Postar um comentário