Trata-se da espécie Amazona aestiva, uma das mais capturadas irregularmente no Brasil.
Na manhã de ontem (08), a Polícia Rodoviária Federal (PRF), durante fiscalização na BR-135, em Cristino Castro (PI), prendeu um homem de 56 anos por transporte irregular de pássaros silvestres. Ele transportava dois papagaios Amazona aestiva, uma das espécies mais capturadas no Brasil para abastecer o comércio ilegal de vendas de animais silvestres.
Durante a abordagem, foram solicitados os documentos pessoais do condutor e do veículo para averiguação. Ao inspecionar o interior do carro, os policiais encontraram dois papagaios da espécie Amazona aestiva, transportados em uma caixa apropriada para animais no banco dianteiro do veículo.
Questionado sobre a documentação necessária para o transporte dos animais, o condutor admitiu que não possuía licença ou autorização para tal. Diante da situação, a equipe policial encaminhou o caso à delegacia regional de Bom Jesus. Na delegacia, foi constatado que o motorista havia cometido crime ambiental por transportar espécimes da fauna silvestre sem a devida permissão, conforme prevê o artigo 29 da Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/98).
O condutor assinou o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e comprometeu-se a comparecer em juízo quando solicitado.
Fonte: PRF - PI