Julho foi um mês de efervescência cultural, de muitas visitações e eventos no Sesc Caixeiral, em Parnaíba. O maior Centro Cultural de Parnaíba, o Sesc Caixeiral recebeu visita técnica do gerente de Cultural do Sesc no Ceará, Alemberg Quindins.
O gerente foi recebido pela coordenadora Regional de Cultura do Sesc no Piauí, Hildegarda Sampaio e pela gerente do Sesc Caixeiral, Amanda Pinho.
Quindins participou de uma visita mediada que destacou as diversas iniciativas culturais e projetos em desenvolvimento no Sesc Caixeiral, além de conhecer a história do prédio centenário do Centro Cultural.
Durante a visita, Alemberg Quindins apresentou os renomados Museus Orgânicos do Ceará, um projeto inovador que ele idealizou e que possui forte presença na região do Cariri. Os museus são conhecidos por valorizar os mestres da Cultura, reconhecidos como “Tesouros Vivos da Cultura”, e por transformar as casas desses mestres em locais de memória afetiva, acessíveis ao público e ao turismo local. A primeira experiência desse tipo foi realizada na Fundação Casa Grande, em Nova Olinda, onde também está localizado o Memorial do Homem Kariri.
Além da apresentação dos museus orgânicos, a visita incluiu a exibição dos principais projetos culturais do Sesc Caixeiral, como o Aldeia Sesc Guará de Dança, Afluências: Águas do Delta, Caminhadas pelo Patrimônio e Festejos: Mestres sem Cerimônias. Também foram destacadas as iniciativas do Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG) em música e as atividades da biblioteca Rubem Freitas.
Para enriquecer ainda mais a experiência, os alunos de Dança Popular e a Orquestra Jovem Sesc Caixeiral realizaram apresentações especiais, mostrando o talento e o comprometimento com a cultura local.
A visita de Alemberg Quindins foi um momento de troca de conhecimentos e fortalecimento das parcerias culturais, reafirmando o compromisso do Sesc em valorizar e preservar as tradições culturais e patrimoniais da região.
Assessoria de Comunicação