Um ex-goleiro, com passagens pelos times de base do Flamengo-PI e Fluminense-PI, foi preso nesta sexta-feira (6) suspeito de aplicar golpe de aproximadamente R$ 70 mil. Mais de 50 pessoas que buscam vender produtos pela internet foram vítimas. A prisão foi realizada pela Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI), com o apoio do Núcleo de Apoio à Repressão de Roubos e Furtos de Aparelhos Eletrônicos.
"Ele ia em uma plataforma de venda na internet e abordava um vendedor. Vi o anúncio de algum produto, principalmente de joias, e dizia que queria fazer a compra, mas por outra plataforma que seria mais segura, ou seja, o próprio criminoso pedia pra ir para outra plataforma. O vendedor aceitava e, neste momento, o criminoso enviava um email falso dizendo que o cadastro havia se efetivado com sucesso e que o vendedor precisava pagar uma taxa de negociação e que só ia receber o dinheiro quando o produto fosse entregue. Para isso, dava um prazo de 10 ou 12 horas", explica o delegado Humberto Mácola, da DRCI. Imagem divulgada pela Polícia Civil do Piauí mostra email enviado a uma das vítimas.
Foto: divulgação DRCI
A investigação apontou que o suspeito marcava com a vítima em lugares públicos, para o recebimento do produto, e "desaparecia". O delegado orienta que a população deve redobrar os cuidados em negociações pela internet.
"Desconfie de tudo! só realize a entrega do bem com o produto efetivado, principalmente, se for em Teresina, se o vendedor e o comprador estiverem aqui. Exija a confirmação! além disso, procure plataformas que tenham o serviço de reembolso, que são plataformas que fazem toda a comunicação dentro da própria plataforma. Se a plataforma envia algum email é pra avisar que existem notificações dentro da própria plataforma. Então, você vai para dentro da plataforma que é verificada e ali você ali realiza todo o negócio", orienta o delegado.
Equipes da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática também cumpriram mandado de busca e apreensão no endereço do ex-goleiro. Objetos foram apreendidos e a Polícia Civil fará análise para identificar se pertencem às vítimas. O ex-goleiro deve responder por estelionato.
Fonte: Cidadeverde.com