Segundo brigadistas, vinte focos de incêndios foram registrados nos últimos três dias na localidade, e que o fogo destruiu, até esta sexta-feira (13), uma área de 5 mil hectares.
Incêndio invade propriedade de agricultor em Canto do Buriti, no Piauí. Casal fica ferido ao tentar apagar as chamas. — Foto: Reprodução
Um casal de agricultores sofreu queimaduras pelo corpo ao tentar apagar um foco de incêndio que se aproximou de sua casa na manhã desta quinta-feira (12), na comunidade Santa Clara, zona rural de Canto do Buriti, a 407 km de Teresina.
A casa foi salva por brigadistas, mas um incêndio de grandes proporções continua a queimar as propriedades da região (leia mais abaixo). Um grupo de 20 brigadistas voluntários trabalha para combater o fogo.
Ao g1, Sérgio Dias, Chefe da Brigada Voluntária de Santa Clara, contou que as chamas começaram na vegetação e se aproximavam da residência e de um pasto, de propriedade do casal.
"Eles se feriram tentando evitar que o fogo chegasse mais perto da casa e de um pasto deles. O fogo já estava em um pasto que eles têm, e o homem estava com uma caixa d'água e um balde na roça tentando apagar. Devido ao vento no horário, as chamas e as cinzas se aproximaram e ele e a esposa se queimaram. Ele chegou até a entrar na caixa d'água, pra tentar amenizar", contou Sérgio.
O incêndio alcançou o quintal da casa, onde havia uma plantação de capim e o casal usou baldes e a água de uma caixa d'água para apagar o fogo. Nesse momento eles sofreram queimaduras nas pernas.
Ainda segundo o brigadista, quando a equipe chegou ao local o fogo já estava no interior do terreno do casal. Eles os ajudaram a apagar as chamas e os socorreram. O fogo não alcançou a casa.
Após o incidente, o homem e a mulher saíram do local e trataram os ferimentos.
Incêndio em Canto do Buriti
O Brigadista voluntário, que é agente de saúde, relatou que vinte focos de incêndios foram registrados nos últimos três dias na localidade, e que o fogo destruiu, até esta sexta-feira (13), uma área de 5 mil hectares. O incêndio continua na região, que não conta com uma unidade do Corpo de Bombeiros.
"É um dos problemas da comunidade, e nós desenvolvemos a Brigada Voluntária por necessidade. Aqui na região, as unidades do Corpo de Bombeiros mais próximas estão em Floriano e São Raimundo Nonato, e aí demoram muito para chegar", explicou o voluntário. Canto do Buriti fica a 165 km de Floriano e a 113 km de São Raimundo Nonato.
A Brigada Voluntária de Santa Clara conta hoje com 20 membros, que receberam equipamentos e treinamento certificado da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).
Fonte: Portal G1 PI
Nenhum comentário:
Postar um comentário