Conforme o Instituto Tartarugas do Delta, uma família contribuiu no resgate. O animal foi encaminhado ao Centro de Reabilitação da ONG.
Tartaruga-cabeçuda juvenil é resgata em Barra Grande, litoral do Piauí — Foto: Instituto Tartarugas do Delta
Uma tartaruga-cabeçuda juvenil foi encontrada na noite do último sábado (19), na praia de Barra Grande, em Cajueiro da Praia, a 356 km de Teresina. O animal foi resgatado pelo Instituto Tartarugas do Delta, Organização não Governamental (ONG) que atua no litoral do Piauí.
Conforme a instituição, o animal foi resgatado e encaminhado para o Centro de Reabilitação da ONG para receber atendimento clínico veterinário.
Uma família de locais contribuiu no resgate.
Segundo a bióloga Werlanne Mendes, o numero de encalhes aumenta entre os meses de agosto e dezembro, quando fortes ventos chegam ao litoral piauiense.
"Os animais geralmente encalhem durante a maré cheia. As ondas deixam as tartarugas na praia. quando são resgatadas, passam por uma avaliação com o veterinário da equipe, que conduz o tratamento mais adequado de acordo com cada encalhe." explicou a profissional.
Werlanne destacou ainda que 10 tartarugas marinhas se encontram no Centro de Reabilitação do Instituto Tartarugas do Delta, em Luís Correia.
Risco de extinção
Animal marinho está na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN). — Foto: Projeto Tamar
A tartaruga-cabeçuda está como vulnerável à extinção na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN).
Segundo o Projeto Tamar, a espécie costuma ter até 1,36 cm de comprimento e pode pesar até 180 kg.
Piauí, ponto de reprodução de tartarugas
O litoral do Piauí recebe visitas de todas as cinco espécies de tartaruga que vivem no Brasil. Três delas têm as areias do estado como berçário, onde fazem centenas de ninhos todos os anos. As espécies são:
- Tartaruga de pente
- Tartaruga oliva
- Tartaruga de couro (ou gigante)
- Tartaruga verde
- Tartaruga-cabeçuda
Fonte: Portal G1/PI
Nenhum comentário:
Postar um comentário