Operação Mandu Ladino mobiliza polícias do Piauí e Amapá contra crimes cibernéticos.
Na tarde de quarta-feira (06/11/2024), as Polícias Civis do Piauí e Amapá uniram esforços para prender três homens suspeitos de integrar uma organização criminosa especializada em fraudes eletrônicas, lavagem de dinheiro e organização criminosa.
A operação foi coordenada pela Delegacia de Repressão à Fraude Eletrônica (DRFE) de Macapá e contou com o apoio da Delegacia Regional de Parnaíba-PI. Os criminosos operavam a partir de Parnaíba, de onde aplicavam golpes virtuais em vítimas de todo o país.
O esquema envolvia o contato com as vítimas, passando-se por funcionários de bancos e convencendo-as a transferir todos os seus valores, sob o pretexto de proteger suas contas contra supostas invasões de hackers. A comprovação do crime veio com a análise dos extratos bancários dos envolvidos, após autorização judicial para quebra de sigilo bancário.
Um dos investigados já estava preso no sistema penitenciário do Piauí e, ao que tudo indica, aliciou os demais para participarem de uma rede de contas bancárias. Dessa forma, recebiam e distribuíam rapidamente os valores das vítimas, evitando que os bancos detectassem e bloqueassem os recursos fraudulentos.
A operação foi nomeada em homenagem ao líder indígena piauiense Mandu Ladino, símbolo de resistência no século XVIII. A cooperação entre as Polícias Civis do Piauí e Amapá reforça a responsabilização dos criminosos e visa combater os crimes cibernéticos que afetam diversas regiões do país.
Via portal do Catita
Com informações da Policia Civil do Piauí
Nenhum comentário:
Postar um comentário