Na noite desta quarta-feira (20/11/2024), o Tiro de Guerra 10-012, em Parnaíba, realizou a solenidade de encerramento do ano de instrução. O evento cívico-militar contou com a presença do prefeito de Parnaíba e diretor do TG-10-012, Mão Santa, da primeira-dama Adalgisa de Carvalho Moraes Souza, do subtenente do Exército Brasileiro Pedro de Jesus Bruzaca Cruz, além de autoridades civis, militares e familiares dos jovens atiradores.
Durante a cerimônia, 93 atiradores participaram dos ritos de encerramento e ouviram mensagens das autoridades presentes, que destacaram a relevância do Exército Brasileiro para a nação. Os jovens agora passam à reserva, preparados para atuar em defesa do país, caso necessário.
O prefeito Mão Santa enfatizou a importância do momento, destacando o papel transformador do Tiro de Guerra na formação de caráter. "Essa é a melhor escola da vida. Que Deus abençoe cada um de vocês, e que sejam sempre bravos, fortes e felizes", declarou.
Durante a solenidade de encerramento do ano de instrução do Tiro de Guerra 10-012, o subtenente do Exército Brasileiro Pedro de Jesus Bruzaca Cruz destacou a singularidade de cada ciclo de formação no TG, enfatizando que, a cada ano, os desafios são diferentes.
“Cada jovem é um mundo, uma cabeça, uma sentença diferente. Trabalhamos de acordo com a necessidade de bem formar os jovens aqui de Parnaíba”, explicou.
Neste ano, 100 jovens ingressaram no Tiro de Guerra, e 93 concluíram com êxito o programa de instrução. O subtenente também anunciou que este foi seu último ano à frente do TG-10-012 em Parnaíba. Ele está de transferência para Tabatinga, no Amazonas, na fronteira com Colômbia e Peru.
"Estou indo para Tabatinga, mas retornarei, se Deus quiser, para pendurar o meu fuzil aqui nessa cidade maravilhosa", declarou.
Na ocasião, algumas pessoas foram agraciadas com o certificado de Amigo do Tiro de Guerra, em reconhecimento pelos serviços prestados à instituição, destacando a parceria entre a sociedade e o TG-10-012.
A solenidade teve início às 19h, na sede do Tiro de Guerra, localizada na Avenida São Sebastião, e reforçou o espírito cívico e patriótico, celebrando a conclusão de mais um ciclo de formação dos atiradores em Parnaíba.
Da redação do Portal PHB em Nota