A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (3), a Operação Scarface, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada na concessão fraudulenta de benefícios de aposentadoria por idade rural e salário-maternidade rural. O esquema envolvia falsificação e uso de documentos públicos.
As ações incluem o cumprimento de cinco mandados de busca e apreensão nos municípios de Teresina (PI), Piripiri (PI) e Codó (MA), conforme ordens expedidas pela 1ª Vara Federal da capital piauiense.
Investigação e prejuízos identificados
A operação é resultado de investigações conduzidas pela Força-Tarefa Previdenciária no Piauí, composta pela Polícia Federal e pela Coordenação-Geral de Inteligência da Previdência Social (CGINP/MPS). O trabalho investigativo teve início após a Operação Bússola, deflagrada em 2021, que revelou uma nova organização criminosa formada por um ex-servidor e quatro servidores do INSS.
Os envolvidos usavam documentos falsificados para instruir requerimentos de benefícios, que eram direcionados a integrantes do esquema dentro do INSS para aprovação fraudulenta. Até o momento, foram identificados 176 benefícios fraudulentos, que geraram um prejuízo superior a R$ 73 milhões ao INSS, considerando valores já sacados.
Ações e apreensões
Além dos mandados, a Justiça Federal determinou:
- Bloqueio de contas bancárias dos investigados;
- Suspensão de função pública dos servidores envolvidos;
- Revisão administrativa dos benefícios concedidos fraudulentamente.
No cumprimento das ordens judiciais, foram apreendidos:
- R$ 54 mil em espécie;
- Três veículos;
- Diversos aparelhos eletrônicos e documentos.
Crimes investigados
Os suspeitos podem responder por:
- Estelionato qualificado;
- Organização criminosa;
- Falsidade ideológica;
- Uso de documento falso;
- Corrupção ativa e passiva, entre outros crimes que possam ser identificados ao longo da apuração.
A operação reforça o compromisso das autoridades com o combate a fraudes e a proteção dos recursos previdenciários. As investigações continuam em andamento, podendo trazer novos desdobramentos.
Da redação do portal PHB em Nota
Com informações da PF/PI