Pages - Menu

17/12/2024

Vizinhos flagram cães extremamente magros e alimentam animais por cima do muro em Teresina

Caso foi denunciado à polícia, que vai investigar o caso. Segundo o delegado Wilon Gomes, da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), uma equipe foi até o local e uma perícia requisitada.


Vizinhos de uma residência localizada no bairro Renascença II, na Zona Sudeste de Teresina, denunciaram que os cachorros da casa estão passando fome e sendo mantidos em local insalubre. Vídeos mostram três cães excessivamente magros bebendo a água de um balde colocado pelos moradores por cima do muro (vídeo acima). A delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) foi até o local nesta segunda-feira (16).

Em contato com o g1, a dona dos cachorros informou que eles estão sendo alimentados diariamente com ração. Ela explicou que os cães perderam peso porque eram alimentados com frango, e ela precisou mudar para ração.

No domingo (15), moradores amarraram um balde a uma corda e saciaram a sede dos animais. No vídeo, também é possível notar que o quintal da residência está repleto de fezes.

Ao g1, o consultor de TI Paulo Warison, que é morador do bairro, contou que a sogra é vizinha da residência e viu a situação dos cachorros ao olhar por cima do muro após sentir um forte odor de fezes. Segundo ele, um quarto cachorro que não aparece nas imagens também está no local.

"Decidimos olhar por cima do muro e nos deparamos com quatro cães muito magros, sentindo sede e fome. Um deles nem se levantava. O quintal também estava sujo com fezes. Denunciamos, mas nos informaram que por ser uma residência eles não poderiam entrar e aí nos orientaram a procurar a proprietária", disse Paulo.

Vizinhos alimentam cachorros excessivamente magros em casa na Zona Sudeste de Teresina — Foto: Reprodução

Ainda segundo o vizinho, ao ser procurada, a tutora dos cães informou que estava ocupada nos últimos tempos com o trabalho e a mãe, mas que os animais estavam saudáveis

Segundo o delegado Wilon Gomes, da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), uma equipe foi até o local e uma perícia foi requisitada. Em relação aos animais, o delegado explicou que só serão recolhidos após o resultado da perícia.

Leis federais e estaduais

O crime de maus-tratos (abuso, abandono ou violência) a animais domésticos prevê uma pena de dois a cinco anos de prisão, estabelecida na Lei Federal nº 14.064/2020, que também determina multa e proibição da guarda. Caso o animal morra, a pena pode ser aumentada em até um terço.

Houve ainda alteração da Lei Federal nº 9.605/1998, que dispõe sobre os crimes contra o meio ambiente, a fauna e a flora. No caso dos maus-tratos aos animais, a pena é de detenção de três meses a um ano e multa.

Além disso, no Piauí, a Lei Estadual nº 7.652/2021 determina que quem cometer o crime de maus-tratos deve arcar com as despesas do tratamento do animal agredido.

Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA), da Polícia Militar do Piauí (PMPI): Telefone 190;
Disque Denúncia da Semarh: ligação ou mensagem de WhatsApp no número (86) 9 8112-9958;
Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA): presencialmente, na Avenida Raul Lopes, Zona Leste de Teresina, ao lado do Parque Potycabana; ou pelo site de denúncias da Polícia Civil.

Fonte: Portal G1 PI
*Estagiária sob a supervisão de Maria Romero

Nenhum comentário:

Postar um comentário