Segundo a Polícia Civil, o advogado descumpriu uma das condições impostas para a liberdade provisória ao sair de Teresina sem autorização da Justiça. Ele foi preso pela primeira vez em novembro de 2024.
Advogado que levou 100 kg de maconha em porta-malas de carro é preso novamente — Foto: Divulgação/SSP-PI
O advogado Michel Alef Carvalho Amorim, detido em novembro de 2024 por levar 100 kg de maconha no porta-malas de seu carro, foi preso novamente na manhã desta segunda-feira (3) durante operação da Polícia Civil do Piauí (PCPI). O g1 tenta contato com a defesa de Michel.
A Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Piauí (OAB-PI), emitiu um comunicado informando que acompanhou o cumprimento dos mandados contra o advogado. Leia o comunicado completo abaixo.
Segundo o Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), o advogado, que foi solto no ano passado, descumpriu uma das condições impostas para a liberdade provisória ao sair de Teresina sem autorização judicial.
O Draco pediu à Justiça a revogação da liberdade e a nova decretação de prisão preventiva, que foram concedidas. Além da prisão, os policiais civis fizeram buscas na casa de Michel na Zona Norte da capital e em Timon (MA).
Conforme a polícia, a OAB-PI foi "devidamente comunicada sobre todas as medidas adotadas" e indicou outro advogado para acompanhar a prisão de Michel.
Maconha em porta-malas
O advogado foi preso pela primeira vez em 22 de novembro do ano passado, enquanto transportava cerca de 100 kg de maconha no porta-malas de seu carro no bairro Novo Horizonte, Zona Sudeste de Teresina.
De acordo com o delegado Charles Pessoa, coordenador do Draco, ele já estava sendo monitorado por suspeita de participação em uma organização criminosa e no tráfico de drogas.
Segundo a polícia, a droga estava dividida no porta-malas em três caixas, cada uma com aproximadamente 32 kg.
Leia abaixo a nota da OAB-PI:
A Comissão de Defesa das Prerrogativas da OAB-PI acompanha, na manhã de hoje (03/02), o cumprimento a mandados de busca e apreensão e prisão envolvendo membro da advocacia.
É garantido pelo Estatuto da OAB o direito de acompanhamento por representante da Ordem, durante o cumprimento das medidas assegurando o estrito respeito aos limites legais e constitucionais.
As informações relacionadas ao caso são sigilosas, e a Ordem segue prestando suporte institucional, reafirmando seu compromisso com a defesa intransigente das prerrogativas profissionais.
Advogado é preso com 100kg de maconha dentro de porta-malas de carro em Teresina — Foto: Reprodução
Fonte: Portal G1 PI