Segundo a Polícia Federal, o investigado ameaçava expor a criança nas redes sociais e usava vários números de telefone, inclusive internacionais, para amedrontar a família da vítima.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/t/D/sx8HdtQeArADzihDZmGw/operacao-carcara.jpeg)
Homem é preso suspeito de coagir criança do PI a enviar material pornográfico — Foto: Divulgação/PF
Um homem foi preso temporariamente, na manhã desta terça-feira (25), em Uberlândia (MG), suspeito de usar um perfil falso de adolescente nas redes sociais para coagir uma criança do Piauí a enviar fotos e vídeos de natureza sexual.
A prisão ocorreu durante a Operação Carcará 16, da Polícia Federal, que visa combater a produção, o armazenamento e o compartilhamento de material relacionado a abuso sexual infantojuvenil na internet.
Segundo a PF, o suspeito conquistou a confiança da criança, por meio do perfil falso, com quem mantinha um relacionamento de “afeto e amizade”. Depois, passou a obrigá-la a produzir e enviar material de natureza sexual e com violência física, sob pena de expor a vítima nas redes sociais.
“Na tentativa de obter cada vez mais imagens da vítima, o investigado ameaçava a família da criança de ‘vazar’ o conteúdo, utilizando-se de diversos números de telefone, inclusive internacionais, para amedrontá-los”, informou a polícia.
Além disso, de acordo com a Polícia Federal, o investigado também comandava um grupo de venda de acessos à base de dados do governo e policiais. A PF faz buscas em dois endereços ligados a ele em Uberlândia e apreendeu um celular e um computador.
O suspeito pode responder pelos crimes de produção, posse e compartilhamento de material de violência sexual vitimando crianças ou adolescentes, bem como estupro de vulnerável e outros.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/w/Q/tycfCLRYu32rlQfcuLSA/policia-federal.jpeg)
PF deflagra operação contra produção de material de abuso sexual infantojuvenil — Foto: Divulgação/PF
Como denunciar casos de abuso sexual infantojuvenil?
Disque Direitos Humanos: telefone 100;
Polícia Militar: telefone 190;
Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA);
Qualquer delegacia de Polícia Civil;
Conselho Tutelar;
Central Nacional de Denúncias da Safernet Brasil.
Fonte: Portal G1 PI