06/02/2025

Piauiense 2025: TJD-PI suspende técnico Arnaldo Lira, do Parnahyba, e pune atletas após julgar casos

Tribunal de Justiça Desportiva do Piauí analisa processos e dá veredito dos casos por expulsões de jogadores e treinador relatadas em súmulas das partidas do campeonato estadual; veja punições.

Arnaldo Lira, técnico do Parnahyba — Foto: Guilherme Carneiro

A 1ª Comissão Disciplinar do Tribunal de Justiça Desportiva do Piauí (TJD-PI) julgou quatro casos após denúncias feitas em súmulas dos jogos pelos árbitros em partidas do Campeonato Piauiense. Ao todo, o órgão julgou um técnico (Arnaldo Lira) e mais cinco jogadores (de Parnahyba, 4 de Julho Oeirense, Atlético-PI e Piauí). O julgamento foi comandado pelo Dr. Phillipe Andrade da Silva, presidente da Comissão do TJD-PI.

Entre as punições, as maiores estão para o treinador do Parnaíba, Arnaldo Lira, que foi punido com quatro jogos de suspensão após ofensas relatadas em súmula pelo árbitro Iudiney Cesar e Silva, após a partida entre a equipe do litoral piauiense contra 4 de Julho.

Em contato com o ge, o Parnahyba informou que vai entrar nesta quinta-feira com o recurso na Justiça e buscar o efeito suspensivo. Além dele, o atacante Eddy, do Oeirense, também foi punido com quatro jogos de suspensão. Veja abaixo as punições detalhadas.

Punição para Kaio (4 de Julho)

  • Suspensão automática (cumprida) e pagamento de multa para o 4 de Julho no valor de R$ 100.

Punição para Felipinho (Piauí)

  • Suspenso por dois jogos do Piauiense.

Punição para Emerson (Parnahyba)

  • Suspenso por um jogo do Piauiense.

Punição para Eddy (Oeirense)

  • Suspenso por quatro jogos do Piauiense.

Punição para Guidio (Atlético-PI)

  • Teve seu caso arquivado.

Punição para Arnaldo Lira (Parnahyba)

  • Suspenso por quatro jogos do Piauiense.

No documento do caso de Arnaldo Lira, o TJD-PI informou que o treinador foi declarado culpado por 3 votos a 1 por infringir o Art. 243-F (do Código Brasileiro de Justiça Desportica - CBJD), que tem prescrito como crime ofender alguém em sua honra, por fato relacionado diretamente ao desporto.

De acordo com o TJD-PI, o técnico foi absolvido da denúncia de infração do Art. 258 do CBJD, que prevê assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva não tipificada pelas demais regras deste Código.

Arnaldo Lira, técnico do Parnahyba — Foto: Rede Clube

Relembre o caso de Lira

Após a derrota do Parnahyba para o 4 de Julho, no estádio Pedro Alelaf, no litoral, o técnico do Tubarão, Arnaldo Lira, disparou ofensas e xingamentos em direção a equipe de arbitragem, conforme o árbitro Iudiney Cesar e Silva relatou na súmula da partida. O treinador foi advertido com o cartão vermelho depois da derrota do primeiro revés do seu clube no Campeonato Piauiense.

Relembre o relato do árbitro na íntegra

Expulso após o término da partida, (Arnaldo Lira) se dirigiu até ao meio de campo, onde se encontrava a equipe de arbitragem, protestando de forma ofensiva e grosseira contra as decisões tomadas durante o jogo, proferindo as seguintes reclamações: “Passou o jogo todo picotando, não dava cartão para eles, por isso o futebol do Piauí está assim.

Informo que o mesmo após a apresentação do cartão vermelho, o mesmo prosseguiu com agressões verbais: “Vão se f**, bando de filhos da put**, vão tomar no c*, vagabundos. Informo ainda que o referido treinador teve que ser contido por seus atletas e policiamento.

Fonte: GE/PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES