
Foto: CIPA/PMPI
Três carcaças de tatus-china (Dasypus hybridus) foram encontradas armazenadas dentro da geladeira de uma residência na manhã desta terça-feira (25), na cidade de Dom Inocêncio, localizada a 597 km de Teresina.
De acordo com a 1ª Companhia Independente de Policiamento Ambiental (CIPA), da Polícia Militar do Piauí, a equipe recebeu uma denúncia sobre a prática de caça ilegal na cidade, envolvendo dois caçadores residentes no município de Dirceu Arcoverde.
Durante a abordagem, um dos suspeitos confessou o crime. Ao realizarem buscas na residência, os policiais encontraram as carcaças dos animais armazenadas na geladeira.
Diante da situação, a dupla foi autuada e dois Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO) foram lavrados contra eles. Conforme determina a legislação ambiental, os animais apreendidos foram incinerados.
Caça ilegal é crime no Brasil
A caça de animais silvestres sem autorização é proibida no Brasil e está prevista na Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98). O artigo 29 dessa lei estabelece penas de detenção de seis meses a um ano, além de multa, para quem for flagrado praticando caça ilegal.
A Polícia Ambiental reforça a importância das denúncias para combater crimes ambientais. Casos suspeitos podem ser comunicados por meio do telefone (89) 98113-3548 ou pelo 190.
Fonte: Cidadeverde.com