Pássaros foram encontrados em gaiolas dentro de residência, em Parnaíba, no litoral do estado. Responsável foi autuado e deve responder a um processo.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/E/e/f2B3QKToWFfiHTHVD6yQ/padrao-imagem-g1-1-.png)
Mais de 50 aves mantidas ilegalmente em cativeiro são resgatadas após denúncia anônima no Piauí — Foto: Reprodução
Após receber uma denúncia anônima, a Polícia Militar do Piauí resgatou 51 pássaros mantidos em cativeiro em uma residência no bairro Dom Rufino II, em Parnaíba, litoral do estado. O caso aconteceu nesta quarta-feira (19) e um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) foi lavrado contra o responsável. O homem não teve o nome divulgado.
Segundo a 2ª Companhia Independente de Policiamento Ambiental (Cipa), após denúncia sobre a criação ilegal de aves no endereço, equipes se deslocaram ao imóvel e localizaram os animais engaiolados.
Os pássaros são de espécies variadas e foram recolhidos e encaminhados à sede do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em Parnaíba, onde devem ser avaliadas, reabilitadas e devolvidas à natureza.
Como denunciar
Qualquer crime ambiental pode ser denunciado à Linha Verde do Ibama, pelo telefone 0800-61-8080.
A ligação é anônima. O cidadão precisa dar detalhes do ocorrido, a fim de fornecer dados que permitam às autoridades localizar os responsáveis.
Fonte: GP1/PI