
O Sesc Beira Rio, em Parnaíba, promoveu de 17 a 21 de março uma Oficina da Memória dentro do projeto “Envelhecimento ativo e memória” do setor de Trabalho Social com a Pessoa Idosa (TSPI) da unidade. A ação também contou com a parceria dos setores de Educação em Saúde e Assistência.
Vários profissionais foram envolvidos na oficina, além de parceiros internos e externos, em uma programação voltada para ampliar o nível de atenção dos participantes, combinando atividades cognitivas, físicas e sociais, através de exercícios lúdicos para evitar doenças que acometem o cérebro.
A programação contou com uma série de palestras, dentre elas: “Doença de Alzheimer e outras demências – Quando o esquecimento não é normal”, com a médica geriatra Alinne Carneiro; “Alimentos essenciais para uma boa memória”, com a nutricionista do Sesc, Germana Albuquerque; “Envelhecer com qualidade de vida: Desafios e Oportunidades”, com a assistente social do Sesc, Marianna Almeida; “Síndrome do ninho vazio” com a psicóloga Layane Souza; “Cultivando boas memórias” com a assistente social do Sesc, Deyciane Almeida, e “Etarismo” com a enfermeira Andrezza Pimentel.
Os idosos também participaram de dinâmicas e jogos cognitivos voltados para a memória, dança terapêutica com movimentos aeróbicos e exercícios de gerontomotricidade, com massoterapeutas e fisioterapeutas.
A Oficina de Memória foi uma oportunidade valiosa para promover a reflexão sobre a trajetória de vida dos idosos e a importância de reconhecer e valorizar suas experiências.
Assessoria de Comunicação