20/03/2025

Tamanduá é resgatado por morador em sítio e levado à sede do Ibama em Parnaíba, litoral do Piauí

O animal foi encontrado pelo morador em sua propriedade, que fica próxima à Lagoa do Bebedouro. Ele foi entregue à polícia, que o levou aos cuidados dos profissionais do Ibama.

Tamanduá é resgatado por morador em sítio e levado ao Ibama em Parnaíba — Foto: Luiz Gustavo Graça/TV Clube

Um tamanduá foi resgatado, na última terça-feira (18), por um morador em um sítio de Parnaíba, no litoral do Piauí. Ele foi entregue na quarta-feira (19) à polícia, que o levou aos cuidados do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Segundo o 27º Batalhão da Polícia Militar (BPM), o animal foi encontrado pelo morador em seu sítio, próximo à Lagoa do Bebedouro. Ele resgatou o tamanduá para que os cachorros de sua propriedade não o ferissem e o levou para a sede do batalhão (veja no vídeo acima).

A princípio, o tamanduá seria entregue à 2ª Companhia Independente de Policiamento Ambiental (Cipa), mas os policiais decidiram transportá-lo até a sede do Ibama.

O animal foi acolhido pelos profissionais do Ibama, que devem identificá-lo e avaliá-lo antes de devolvê-lo à natureza.

Aves resgatadas de cativeiro

Mais de 50 aves mantidas ilegalmente em cativeiro são resgatadas no Piauí — Foto: Reprodução

Outro resgate de animais aconteceu em Parnaíba na quarta. Após receber uma denúncia anônima, a Polícia Militar resgatou 51 pássaros mantidos em cativeiro em uma residência no bairro Dom Rufino II.

Um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) foi lavrado contra o responsável por mantê-los em cativeiro. O homem não teve o nome divulgado.

Os pássaros de espécies variadas foram recolhidos e também encaminhados à sede do Ibama no município, onde devem ser avaliadas, reabilitadas e devolvidas à natureza.

Qualquer crime ambiental pode ser denunciado à Linha Verde do Ibama, pelo telefone 0800-61-8080. A ligação é anônima e o cidadão precisa dar detalhes do ocorrido, a fim de fornecer dados que permitam às autoridades localizar os responsáveis.

Fonte: G1/PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES