O domingo, 23 de março, foi especial para o grupo de 40 turistas do Paraná que conheceram a capital e o litoral do Piauí com o Turismo Social do Sesc. Eles visitaram a Associação das Marisqueiras da Ilha Grande do Piauí e acompanharam a produção e preparo do marisco.
A visita incluiu ações voltadas para a sustentabilidade. De acordo com Luiz Sérgio, responsável pelo grupo, os utensílios de plástico usados no manuseio do marisco serão substituídos por copos feitos de cana de açúcar e pratos artesanais de barro vermelho, confeccionados pelas artesãs locais. “Essa iniciativa busca reduzir o impacto ambiental e, ao mesmo tempo, valorizar a cultura e o trabalho da comunidade local. Além de promover a sustentabilidade, essa troca gera uma fonte de renda para as famílias da região”, afirma Luiz Sérgio.
A nutricionista do Sesc Mesa Brasil, Germana Albuquerque, também acompanhou o grupo durante a vivência das marisqueiras. Ela enfatizou a importância de garantir que as boas práticas de preparo sejam seguidas, visando assegurar um consumo seguro e saudável dos mariscos. “A manipulação adequada dos mariscos é fundamental para evitar problemas alimentares, por isso, nossa orientação e acompanhamento têm o intuito de aprimorar os processos de higiene e preparação, garantindo a qualidade do produto final”, explicou a profissional.
A inclusão da Rota das Marisqueiras no roteiro turístico do Sesc fortalece a identidade e a valorização da comunidade. O Sesc tem destacado o potencial das comunidades com ações comunitárias, que promovem o desenvolvimento sustentável e amplia as oportunidades para os moradores.
Assessoria de Comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário