Suspeitos confessaram que guardavam as espingardas devido a uma antiga rivalidade.

Espingardas artesanais tipo "bate-bucha" apreendidas. Foto: Divulgação / PM-PI.
Dois homens foram presos em flagrante nesta sexta-feira (11) por posse ilegal de armas de fogo na localidade Serrote dos Nascimentos, zona rural de Jaicós, a cerca de 350 km de Teresina.
Segundo informações da 3ª Companhia do 20º Batalhão da Polícia Militar, a guarnição foi acionada após denúncias de disparos de arma de fogo na região. Ao chegarem ao local, os policiais confirmaram, por meio de relatos de moradores, que os tiros ocorreram durante uma discussão entre dois homens, identificados pelas iniciais J.V.B. e L.V.B.A.
Durante a abordagem, os envolvidos admitiram possuir em suas residências espingardas artesanais do tipo “bate-bucha” — uma com cano longo e outra com cano curto. Eles alegaram que mantêm uma antiga rivalidade e que o armamento era utilizado para se protegerem de perseguições mútuas.
Diante da confirmação da posse ilegal, os dois foram presos em flagrante. As armas foram apreendidas e encaminhadas, junto com os suspeitos, à Delegacia de Polícia Civil de Jaicós. O caso foi enquadrado no Artigo 12 do Estatuto do Desarmamento (Lei nº 10.826/2003), que trata da posse irregular de arma de fogo de uso permitido.
Fonte: Portal Lupa1