
Fotos: Reprodução
Faleceu na madrugada deste domingo (20), em Teresina, o empresário José Elias Tajra, aos 90 anos. Fundador do Grupo Jet Veículos, Fundação Jet, TV Antena 10 e outras empresas no Piauí, José deixa um legado de compromisso com o progresso econômico e social no estado.
Reconhecido como um dos grandes nomes do empreendedorismo piauiense, José Elias Tajra atuou por décadas impulsionando o desenvolvimento regional, com investimentos em setores como comunicação, educação e mobilidade. Sua trajetória empresarial é marcada pela inovação, pela geração de empregos e por ações que fortaleceram a economia local.
O empresário enfrentava um quadro de pneumonia, chegando a ser hospitalizado. Nos últimos dias, estava em tratamento domiciliar. Familiares, amigos, colaboradores e figuras públicas prestam homenagens ao empresário, lembrando de sua dedicação ao Piauí e da influência que exerceu sobre diferentes gerações de empreendedores.
Quem foi José Elias Tajra

Formado em Contabilidade pela Escola Técnica de Comércio Álvaro Penteado, em São Paulo, e em Direito pela Faculdade de Direito do Piauí, em Teresina, destacou-se como um dos grandes empresários do cenário piauiense, com atuação em diversos segmentos do mercado, incluindo comércio, indústria, serviços e comunicação.
Sua trajetória empresarial é marcada pela fundação de importantes empresas que contribuíram para o desenvolvimento econômico e social do estado. Entre elas estão: JET Ltda, Jotal Ltda, JET Veículos Ltda, JET Radiodifusão Ltda (TV Antena 10, afiliada à RECORD no Piauí), Construtora JET Ltda, Fundação José Elias Tajra e Comercial Vanli Ltda.
Atuou como presidente da Associação Comercial Piauiense (ACP) por cinco décadas, com mandatos de 1964 a 1979 e de 1986 até 2021. Durante sua gestão, promoveu importantes realizações, como a construção do edifício-sede da entidade, o Palácio do Comércio, inaugurado em 23 de agosto de 1977 — um marco no crescimento vertical da cidade de Teresina.
Além disso, foi presidente da Fundação Educacional da Associação Comercial Piauiense, presidente do MOBRAL Municipal por 15 anos e membro ativo da Confederação das Associações Comerciais do Brasil (CACB), onde atuou como vice-presidente entre 1992 e 1994.
Exerceu também papel importante no Conselho Nacional do IBRACEX e presidiu a Federação do Comércio Varejista do Piauí de 1989 a 1995, bem como o Conselho Regional do SENAC no Piauí no mesmo período. Entre 2011 e 2014, presidiu o Conselho Deliberativo Estadual do SEBRAE Piauí.
Fonte: Cidadeverde.com