01/04/2025

PARNAÍBA: corpo de estudante de 19 anos que se afogou enquanto banhava no mar com dois amigos é encontrado

Corpo de Bombeiros Militar alerta os banhistas sobre os riscos de subir nas rochas da praia Pedra do Sal, em Parnaíba. A instituição registrou, somente em 2025, cinco ocorrências de afogamento na região.

Corpo de estudante de 19 anos que se afogou enquanto banhava no mar com dois amigos é encontrado no Piauí — Foto: Reprodução

O corpo do estudante Francisco Kayky Rodrigues de Araújo, de 19 anos, foi encontrado no início da tarde desta segunda-feira (31), por uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar do Piauí (CBMEPI). O jovem estava desaparecido desde o domingo (30), quando se afogou no mar enquanto banhava com dois amigos na praia Pedra do Sal, em Parnaíba.

Segundo o CBMEPI, os três amigos são naturais do interior de Jijoca de Jericoacoara, no Ceará, mas moram no litoral do Piauí porque estudam Turismo na Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar). O trio banhava no mar quando Kaique foi puxado pela correnteza.

Um dos jovens ainda tentou puxar o amigo que se afogava, mas não conseguiu e saiu do mar.

“A princípio, o que nossa equipe coletou, no primeiro momento do atendimento, foi que eles estavam banhando normalmente e por conta da maré, do fluxo de água, da correnteza, das ondas que são muito fortes, eles perderam o equilíbrio, a destreza", informou o tenente Thompsom Thauzer, comandante da Cia Incorporada.

Em nota, a UFDPar manifestou pesar pela morte do estudante, que cursava o 4° período do curso de bacharelado em turismo. A instituição decretou luto oficial e suspendeu as aulas do curso por três dias. 

Confira o posicionamento abaixo:

A Universidade Federal do Delta do Parnaíba, em conjunto com Curso de Bacharelado em Turismo, vem a público lamentar profundamente o falecimento precoce do nosso querido aluno Francisco Kayky Rodrigues de Araújo.

O estudante, que estava no 4° período do curso, era membro do Grupo de Estudos em Sustentabilidade e Patrimônio em Bacias Hidrográficas (GESBHAP) e Diretor de Marketing da Associação Acadêmica Atlética Nativa. Sua partida deixa a comunidade acadêmica abalada e consternada.

A UFDPar decreta luto oficial e informa a suspensão das aulas do Curso de Bacharelado em Turismo por três dias em sinal de pesar.

Aos familiares e amigos, apresentamos os nossos sentimentos e expressamos as sinceras condolências pela perda. Para aqueles que quiserem homenageá-lo e compartilhar as memórias vividas, convidamos a acessarem o Memorial da UFDPar.

Cinco afogamentos em 2025

O Corpo de Bombeiros Militar do Piauí alerta os banhistas sobre os riscos de subir nas rochas da praia Pedra do Sal, seja para fazer fotografias ou simplesmente se aventurar. A instituição registrou, somente em 2025, cinco ocorrências de afogamento na região.

“Fazemos campanhas todos os anos, mas infelizmente as pessoas ainda insistem, por falta de informações ou noção, em banhar naquela região mais braba, próximo às pedras. As pessoas têm que chegar ao ponto de entender que a praia é sempre um meio surpreendente. Um meio líquido onde a gente não tem visibilidade do fundo, onde a gente não conhece, não se pode adentrar”, alertou o tenente Thompsom Thauzer.

"A gente tá sempre orientando as pessoas a, antes de entrar na água, procurar conhecer, pegar informações com moradores locais, donos de barracas, ou mesmo com banhistas mais experientes e surfistas", orientou.

Bombeiros orientam

Entre as indicações dos profissionais para banhistas da praia Pedra do Sal, estão:

  1. Mantenha-se longe das bordas - o impacto de uma onde pode ser mais forte do que parece;
  2. Não fique de costas para o mar - fique de frente e sempre atento ao movimento das ondas;
  3. Não vá sozinho, esteja acompanhado de alguém;
  4. Em caso de emergência, acione o número 193.
Fonte: Portal G1/PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES